Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852

Share on

Title: Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática em classes multisseriadas de escolas do campo.
Authors: SILVA, Maria Jacqueline da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Prática de ensino; Educação do campo; Classes multisseriadas
Issue Date: 31-May-2019
Citation: SILVA, Maria Jacqueline da. Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente estudo se propôs a analisar os principais desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. A questão central a que se buscou responder nesta pesquisa diz respeito à compreensão de como se dá o trabalho do docente de Matemática em classes multisseriadas de escolas campesinas, considerando, sobretudo, as dificuldades e possibilidades encontradas diariamente no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, que influenciam na qualidade do ensino oferecido a esses povos. Para tanto, buscou-se identificar as metodologias de ensino em Matemática utilizadas pelo docente das classes multisséries do campo, bem como, investigar como acontece, e verificar a articulação dos saberes matemáticos à realidade campesina dos educandos. Utilizamos como aporte teórico desse estudo as contribuições de Arroyo (2005), Caldart (2005; 2012), Lima e Lima (2013), dentre outros, buscando abarcar os principais aspectos referentes à discussão. O percurso metodológico da pesquisa segue o viés qualitativo, a partir de um estudo de campo, no qual a coleta dos dados foi feita por meio da observação não participante e de entrevistas semiestruturadas. Como resultados deste estudo, revelamos que, dentre os principais desafios encontrados no ensino da Matemática no campo, estão os diversos níveis de aprendizagem dos alunos, a insuficiência do tempo pedagógico, a sobrecarga no trabalho e a desvalorização do docente em sala de aula, bem como, a precarização do espaço escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Maria Jacqueline da.pdf524 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons