Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jacqueline da-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:22:41Z-
dc.date.available2022-02-15T14:22:41Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.date.submitted2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jacqueline da. Desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42852-
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a analisar os principais desafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. A questão central a que se buscou responder nesta pesquisa diz respeito à compreensão de como se dá o trabalho do docente de Matemática em classes multisseriadas de escolas campesinas, considerando, sobretudo, as dificuldades e possibilidades encontradas diariamente no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, que influenciam na qualidade do ensino oferecido a esses povos. Para tanto, buscou-se identificar as metodologias de ensino em Matemática utilizadas pelo docente das classes multisséries do campo, bem como, investigar como acontece, e verificar a articulação dos saberes matemáticos à realidade campesina dos educandos. Utilizamos como aporte teórico desse estudo as contribuições de Arroyo (2005), Caldart (2005; 2012), Lima e Lima (2013), dentre outros, buscando abarcar os principais aspectos referentes à discussão. O percurso metodológico da pesquisa segue o viés qualitativo, a partir de um estudo de campo, no qual a coleta dos dados foi feita por meio da observação não participante e de entrevistas semiestruturadas. Como resultados deste estudo, revelamos que, dentre os principais desafios encontrados no ensino da Matemática no campo, estão os diversos níveis de aprendizagem dos alunos, a insuficiência do tempo pedagógico, a sobrecarga no trabalho e a desvalorização do docente em sala de aula, bem como, a precarização do espaço escolar.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.titleDesafios da prática docente em meio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática em classes multisseriadas de escolas do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676047456137636pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to analyze the main challenges of teaching practice in the process of teaching and learning of mathematics in multi-grade classes of rural schools. The central question sought to answer in this research is the understanding of how the work of the Mathematics teacher takes place in multisite classes of peasant schools, considering above all the difficulties and possibilities encountered daily in the teaching and learning process of this discipline, which influence the quality of education offered to these people. In order to do so, we sought to identify the methodologies of teaching in mathematics used by the teacher of the multiseries classes of the field, as well as to investigate how, and check the articulation of mathematical knowledge to the peasant reality of the students. We used as a theoretical contribution of this study the contributions of Arroyo (2005), Caldart (2005; 2012), Lima e Lima (2013), among others, seeking to cover the main aspects regarding the discussion. The methodological course of the research follows the qualitative bias, based on a field study, in which the data collection was done through non-participant observation and semi-structured interviews. As results of this study, we revealed that among the main challenges found in the teaching of mathematics in the field are the different levels of student learning, insufficient pedagogical time, the overload at work and the devaluation of the teacher in the classroom, as well as, the precariousness of the school space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Jacqueline da.pdf524 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons