Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42834
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Janaína Mirele de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T15:23:24Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T15:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaína Mirele de Lima. A evasão discente no curso de matemática – licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42834 | - |
dc.description.abstract | Resultado de um processo de interiorização das universidades e institutos federais de educação, a expansão do ensino superior brasileiro teve como consequência um aumento significativo de vagas e cursos ofertados. Todavia, pesquisas apontam que tal ampliação teve como decorrência o aumento das taxas de evasão discente, especialmente nas licenciaturas. Desse modo, nosso trabalho tem como objetivo geral compreender as razões que poderiam justificar a desistência no curso de Matemática-Licenciatura da UFPE. Portanto, identificamos, por meio de uma abordagem qualitativa com sete evadidos, a desvalorização social da profissão associada à aprovação em outro curso como um dos fatores determinantes para a desistência, seguida pela dificuldade na conciliação de emprego e estudos, problemas pessoais e desmotivação com a graduação escolhida. Uma década após sua abertura, concluímos que a taxa de evasão no curso de Matemática-Licenciatura é preocupante, entretanto, analisando as poucas críticas dos evadidos ao curso e à sua estrutura, consideramos que o número de desistências relativas a problemas da graduação seja reduzido cada vez mais com os aperfeiçoamentos realizados. Ademais, ressaltamos a importância da valorização da docência pela sociedade para que mais pessoas busquem as licenciaturas como curso prioritário e não provisório, contribuindo assim para a redução dos índices de evasão. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | A evasão discente no curso de matemática – licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8095978855940632 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | As a result of a process of interiorization of universities and federal institutes of education, the expansion of Brazilian higher education has resulted in a significant increase in vacancies and courses offered. However, research shows that this increase had as a result the increase in student dropout rates, especially in undergraduate degrees. Thereby, our work has as general objective to understand the reasons that could justify the withdrawal in the Mathematics-Licenciatura course of UFPE. Therefore, we identified, through a qualitative approach with seven evaders, the social devaluation of the profession associated to the approval in another course as the determining factors for the withdrawal, followed by the difficulty in the conciliation of employment and studies, personal problems and demotivation with graduation chosen. A decade after its opening, we conclude that the drop-out rate in the Mathematics-Licenciatura course is worrisome. However, analyzing the few criticisms of the students and their structure, we consider that the number of dropouts related to undergraduate problems is reduced with the improvements to be made. In addition, we emphasize the importance of the valuation of teaching by society so that more people seek the degrees as a priority course and not provisional, contributing to the reduction of the rates of evasion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Janaína Mirele de Lima.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons