Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42811

Share on

Title: Trajetórias acadêmicas e profissionais de licenciados em matemática: um olhar sobre o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Authors: PONTES, Danielle Tavares
Keywords: Professores de matemática; Professores - Formação; Prática de ensino
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: PONTES, Danielle Tavares. Trajetórias acadêmicas e profissionais de licenciados em matemática: um olhar sobre o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho apresenta a pesquisa realizada com os graduados do Curso de Licenciatura - Matemática na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Temos como objetivo investigar os professores do curso de matemática que concluíram a graduação e permaneceram na formação continuada e na carreira docente. Para tanto, nos embasamos nos estudos Nóvoa (1999), Tardif (2001), Albuquerque e Gontijo (2013), Roldão (2007), entre outros, buscando entender sobre os principais aspectos da discussão. Para essa investigação, utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário online, visando alcançar os objetivos propostos, e optamos por atingir uma metodologia quantitativa. Acreditamos que assim como a formação inicial é de extrema relevância na construção e organização dos saberes docentes, a formação continuada também o é, pois exige que o professor acompanhe as transformações ocorridas na sociedade em virtude da globalização que tem modificado o cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42811
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PONTES, Danielle Tavares.pdf453,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons