Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42811

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorPONTES, Danielle Tavares-
dc.date.accessioned2022-02-11T14:05:21Z-
dc.date.available2022-02-11T14:05:21Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationPONTES, Danielle Tavares. Trajetórias acadêmicas e profissionais de licenciados em matemática: um olhar sobre o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42811-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a pesquisa realizada com os graduados do Curso de Licenciatura - Matemática na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Temos como objetivo investigar os professores do curso de matemática que concluíram a graduação e permaneceram na formação continuada e na carreira docente. Para tanto, nos embasamos nos estudos Nóvoa (1999), Tardif (2001), Albuquerque e Gontijo (2013), Roldão (2007), entre outros, buscando entender sobre os principais aspectos da discussão. Para essa investigação, utilizamos como ferramenta de coleta de dados um questionário online, visando alcançar os objetivos propostos, e optamos por atingir uma metodologia quantitativa. Acreditamos que assim como a formação inicial é de extrema relevância na construção e organização dos saberes docentes, a formação continuada também o é, pois exige que o professor acompanhe as transformações ocorridas na sociedade em virtude da globalização que tem modificado o cotidiano escolar.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmicas e profissionais de licenciados em matemática: um olhar sobre o Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe following work presentes the research carried out with graduates of the Licenciatura – Mathematics course at the Federal University of Pernambuco – UFPE by Centro Acadêmico do Agreste – CAA. We aim to insvestigate the teachers of the math course who have completed graduation and have remained in the continuing education and teaching career. For that, we base our studies on Nóvoa (1999), Tarduf (2001), Albuquerque and Gontijo (2013), Roldão (2007), among others, seeking to understand the main aspects of the discussion. For this investigation we use as a data collection tool a questionnaire, aimed at reaching the proposed objectuves, using a quantitative methodology. We believe that just as initial training is extremely importante in the construction and organization of teaching knowledge, continuing education also requires the teacher to follow the transformations that have taken place in society due globalization, which have changed the daily life of the school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PONTES, Danielle Tavares.pdf453,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons