Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42806

Compartilhe esta página

Título: Qualidade de vida no trabalho: fatores críticos na percepção dos servidores do DETRAN-PE em Caruaru.
Autor(es): SILVA, Viviane Catarina da
Palavras-chave: Pernambuco. Departamento Estadual de Trânsito – Caruaru (PE); Ambiente de trabalho – Servidores públicos; Qualidade de vida no trabalho; Satisfação no trabalho
Data do documento: 2-Mar-2015
Citação: SILVA, Viviane Catarina da. Qualidade de vida no trabalho: fatores críticos na percepção dos servidores do DETRAN-PE em Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: A presente monografia consiste em um estudo de caso no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE). O objetivo desse estudo foi analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob a percepção dos servidores lotados na cidade de Caruaru, para tanto foi feito um estudo quantitativo, exploratório, descritivo e com corte seccional. Foi aplicado um questionário para coleta de dados, o qual foi adaptado do modelo para avaliação da QVT proposto por Walton, onde os respondentes atribuíam um grau de importância e satisfação para cada item constante. Em relação à análise dos resultados, no que diz respeito às características gerais da QVT, 12 fatores se mostraram críticos, ou seja, com alto grau de importância e baixa satisfação. Na análise por posto de atendimento, foi possível notar que alguns postos apresentaram um número maior de fatores críticos e surgiram novos fatores críticos, além dos 12 identificados na análise geral. Quanto à análise segundo as categorias do modelo de Walton, as categorias compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidade de crescimento e segurança se mostraram críticas, o que se confirma com a questão aberta e as análises feitas anteriormente. Desta forma, a QVT dos servidores pode ser considerada crítica, se mostrando entre ruim e razoável, necessitando de intervenções no ambiente de trabalho que possam amenizar tais insatisfações e melhorar a qualidade de vida dos servidores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42806
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Viviane Catarina da.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons