Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42806

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Viviane Catarina da-
dc.date.accessioned2022-02-10T20:30:47Z-
dc.date.available2022-02-10T20:30:47Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Catarina da. Qualidade de vida no trabalho: fatores críticos na percepção dos servidores do DETRAN-PE em Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42806-
dc.description.abstractA presente monografia consiste em um estudo de caso no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE). O objetivo desse estudo foi analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob a percepção dos servidores lotados na cidade de Caruaru, para tanto foi feito um estudo quantitativo, exploratório, descritivo e com corte seccional. Foi aplicado um questionário para coleta de dados, o qual foi adaptado do modelo para avaliação da QVT proposto por Walton, onde os respondentes atribuíam um grau de importância e satisfação para cada item constante. Em relação à análise dos resultados, no que diz respeito às características gerais da QVT, 12 fatores se mostraram críticos, ou seja, com alto grau de importância e baixa satisfação. Na análise por posto de atendimento, foi possível notar que alguns postos apresentaram um número maior de fatores críticos e surgiram novos fatores críticos, além dos 12 identificados na análise geral. Quanto à análise segundo as categorias do modelo de Walton, as categorias compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidade de crescimento e segurança se mostraram críticas, o que se confirma com a questão aberta e as análises feitas anteriormente. Desta forma, a QVT dos servidores pode ser considerada crítica, se mostrando entre ruim e razoável, necessitando de intervenções no ambiente de trabalho que possam amenizar tais insatisfações e melhorar a qualidade de vida dos servidores.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco. Departamento Estadual de Trânsito – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalho – Servidores públicospt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: fatores críticos na percepção dos servidores do DETRAN-PE em Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6229547391911379pt_BR
dc.description.abstractxThis is a study about State Departament of Pernambuco´s traffic (DETRAN-PE). Whose objective was analyse the life´s quality in job (QVT), in the perception of workers in Caruaru city, it was used a quantitative, descriptive study with a cross-sectional. A questionare was used for data collection adapted from avaliation model of QVT, creatd by Walton, which respondentes attributed a importance level and satisfaction for each constant option. For analysis of the results as regards the general characteristics, 12 factors were critical, with a high level of importance and a low satisfaction. In the analysis for each servisse station, was identified that some stations presented a larger number of critical factors and appeared new critical factors beyond the 12 identified in the general analysis. The analysis according to the categories of Walton model, the categories fair and adequate compensation, work conditions and grownth oportunity and safe were critical, which can be confirmed by the open question and the analysis made before. Finally, the QVT workers can be considered critical between bad and reasonable requiring interventions in the work place, minimizing such dissatisfaction and improve the worker´s QVT.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Viviane Catarina da.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons