Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42802

Compartilhe esta página

Título: O discurso na fumaça: as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor.
Autor(es): SILVA, Joyce Maria da
Palavras-chave: Merchandising; Publicidade - Efeito da música; Gravações de vídeo; Branding (Marketing); Fumantes de cigarro
Data do documento: 21-Jul-2015
Citação: SILVA, Joyce Maria da. O discurso na fumaça: as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: De acordo com o relatório Global da OMS, acredita-se que o cigarro tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX. Estima-se que um terço da população mundial, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. A OMS considera ainda que o tabagismo é uma doença pediátrica: dos fumantes, 90% experimentam seu primeiro cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos. A presença de cigarro e derivados em filmes é causa importante de iniciação e progressão para o tabagismo entre os jovens. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros, bem como identificar os discursos criados para promover o hábito de fumar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica de caráter exploratório. Foram assistidos quase 600 clipes figurados entre os mais vistos no YouTube nos últimos 10 anos, buscando referências ao consumo de cigarro, que está geralmente inserido em um ambiente festivo, relacionado à atratividade, poder, dinheiro, juventude e diversão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42802
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Joyce Maria da.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons