Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42802

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Joyce Maria da-
dc.date.accessioned2022-02-10T19:10:51Z-
dc.date.available2022-02-10T19:10:51Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Maria da. O discurso na fumaça: as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42802-
dc.description.abstractDe acordo com o relatório Global da OMS, acredita-se que o cigarro tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX. Estima-se que um terço da população mundial, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. A OMS considera ainda que o tabagismo é uma doença pediátrica: dos fumantes, 90% experimentam seu primeiro cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos. A presença de cigarro e derivados em filmes é causa importante de iniciação e progressão para o tabagismo entre os jovens. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros, bem como identificar os discursos criados para promover o hábito de fumar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica de caráter exploratório. Foram assistidos quase 600 clipes figurados entre os mais vistos no YouTube nos últimos 10 anos, buscando referências ao consumo de cigarro, que está geralmente inserido em um ambiente festivo, relacionado à atratividade, poder, dinheiro, juventude e diversão.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectPublicidade - Efeito da músicapt_BR
dc.subjectGravações de vídeopt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectFumantes de cigarropt_BR
dc.titleO discurso na fumaça: as estratégias publicitárias utilizadas em videoclipes de música pop para incentivar o consumo de cigarros. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.description.abstractxAccording to the WHO Global report, it is believed that smoking caused the deaths of more than 100 million people in the twentieth century. It is estimated that one third of the world population, ie 1 billion and 200 million people, are smokers. WHO also believes that smoking is a pediatric disease: the smokers, 90% experience their first cigarette and become addicted to the 19 years. The presence of tobacco in films and derivatives is an important cause of initiation and progression of smoking among young people. In this context, this research aims to examine the advertising strategies used in pop music videos to encourage cigarette smoking and to identify the speeches designed to promote smoking. The study is characterized as a basic qualitative research of exploratory nature. Almost 600 were assisted figured among the most viewed clips on YouTube in the past 10 years, seeking references to cigarette smoking, which is usually inserted in a festive atmosphere, related to attractiveness, power, money, youth and fun.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Joyce Maria da.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons