Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42800

Compartilhe esta página

Título: O empreendedorismo feminino no Alto do Moura.
Autor(es): SILVA, Mauricéia Henrique
Palavras-chave: Empreendedorismo – Mulheres; Renda - Distribuição; Artesanato - Comercialização; Artesãs – Caruaru (PE)
Data do documento: 21-Dez-2015
Citação: SILVA, Mauricéia Henrique. O empreendedorismo feminino no Alto do Moura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: O Empreendedorismo feminino cresceu nos últimos anos no Brasil e no mundo e vem se destacando como gerador de ocupação e renda. Com o aumento da participação feminina na atividade, torna-se necessário levar em consideração os desafios enfrentados por essas mulheres empreendedoras. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo analisar, ao empreender, quais são as dificuldades e os fatores de sucesso para as artesãs, na produção e comercialização dos seus produtos. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil da artesã empreendedora, analisar os desafios de conciliar trabalho de artesã e trabalho doméstico e identificar a gestão de empreendimentos de mulheres artesãs. O presente estudo é uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma amostra não probabilística de 50 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado para artesãs da comunidade e, a partir das respostas, a análise foi transformada em dados percentuais e descrita em forma de gráficos. Os resultados mostraram que as mulheres sofrem pela dupla jornada de trabalho, informalidade, falta de informação, de políticas públicas, sazonalidade, falta de investimento e baixa escolaridade. Quanto aos fatores de sucesso, constatou-se que o empreendimento promove realização pessoal, ocupação e geração de renda, continuidade da tradição cultural, artesanal e familiar, o local de trabalho permite cuidar da família, é uma referência, há facilidade em adquirir a matéria-prima, aceitação comercial do seu artesanato além de preço e baixo custo de produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42800
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Mauricéia Henrique.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons