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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42800

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Francisco Carlos Lopes da-
dc.contributor.authorSILVA, Mauricéia Henrique-
dc.date.accessioned2022-02-10T19:06:59Z-
dc.date.available2022-02-10T19:06:59Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Mauricéia Henrique. O empreendedorismo feminino no Alto do Moura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42800-
dc.description.abstractO Empreendedorismo feminino cresceu nos últimos anos no Brasil e no mundo e vem se destacando como gerador de ocupação e renda. Com o aumento da participação feminina na atividade, torna-se necessário levar em consideração os desafios enfrentados por essas mulheres empreendedoras. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo analisar, ao empreender, quais são as dificuldades e os fatores de sucesso para as artesãs, na produção e comercialização dos seus produtos. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil da artesã empreendedora, analisar os desafios de conciliar trabalho de artesã e trabalho doméstico e identificar a gestão de empreendimentos de mulheres artesãs. O presente estudo é uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma amostra não probabilística de 50 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado para artesãs da comunidade e, a partir das respostas, a análise foi transformada em dados percentuais e descrita em forma de gráficos. Os resultados mostraram que as mulheres sofrem pela dupla jornada de trabalho, informalidade, falta de informação, de políticas públicas, sazonalidade, falta de investimento e baixa escolaridade. Quanto aos fatores de sucesso, constatou-se que o empreendimento promove realização pessoal, ocupação e geração de renda, continuidade da tradição cultural, artesanal e familiar, o local de trabalho permite cuidar da família, é uma referência, há facilidade em adquirir a matéria-prima, aceitação comercial do seu artesanato além de preço e baixo custo de produção.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo – Mulherespt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectArtesanato - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectArtesãs – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleO empreendedorismo feminino no Alto do Moura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1940548098031798pt_BR
dc.description.abstractxThe Women's entrepreneurship has grown in recent years in Brazil and in the world and he has emerged as an occupation and income generator. With the increase in female participation in the activity, it is necessary to take into account the challenges faced by these women entrepreneurs. Thus, this study aimed to analyze what are the difficulties and success factors for entrepreneurial artisans, in the process of production and marketing of their products. To this end, we sought to characterize the profile of entrepreneurial artisan; analyzing the challenges of conciliation of craftsmanship with the housework and identification of artisan women's project management. This study is an exploratory and descriptive research from a non probabilistic sample of 50 respondents. Questionnaire was the data collection tool and it was applied to community artisans. Their responses were analysed, transformed into statistical data and then were displayed in graphs. The results showed that women suffer the double workday, informality, lack of information, lack of public policies, seasonality, lack of investment, and by their low level of education. Regarding the success factors, it was found that the business promotes personal achievement, occupation and income generation, continuity of the culture and the artisanal familiar tradition; the workplace allows care for the family, the project is a reference; It is easy to buy raw materials; commercial acceptance of its craftsmanship, good price appreciation and low production cost.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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