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Título : Que tempo temos? : um breve estudo sobre o programa de educação (em tempo) integral no estado de Pernambuco e as condições de trabalho docente.
Autor : SILVA, José Marcondes Alves da
Palabras clave : Educação Integral; Ensino Médio; Pernambuco; Professores
Fecha de publicación : 27-oct-2021
Citación : SILVA, José Marcondes Alves da. Que tempo temos? um breve estudo sobre o Programa de Educação (em tempo) Integral no estado de Pernambuco e as condições de trabalho docente
Resumen : O Programa de Educação Integral (PEI) é um Programa implementado na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, a partir do ano de 2008. O PEI está voltado para a implementação de uma proposta de Educação (em tempo) integral no Ensino Médio, voltada para a elevação progressiva dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Desse modo, o presente trabalho, buscou responder à seguinte questão: quais são as concepções dos professores sobre a implementação do Programa de Educação Integral no Estado de Pernambuco e sobre suas condições de trabalho docente? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções dos professores sobre a implementação do Programa de Educação Integral no Estado de Pernambuco e as condições de trabalho docente. A metodologia consistiu na aplicação de questionário via formulário online, com divulgação pelas redes sociais e preservação da identidade dos sujeitos participantes, professores que atuam em escolas que ofertam o PEI. Na fundamentação teórica, tematizamos o campo da educação integral no Brasil e, especificamente, em Pernambuco, bem como sobre questões voltadas para a escola integral. Foram feitas as análises das respostas obtidas no questionário, no que tange às razões/motivos para atuarem no PEI, além dos pontos positivos e negativos sob a ótica desses professores. No entanto, é perceptível, no decorrer do trabalho, que foram pontuados pelos professores que os salários estão congelados há mais de um ano, além disso, as escolas não têm estruturas físicas adequadas para uma escola integral. Por fim, vale salientar que, para que tal proposta seja considerada eficiente é indispensável investimentos, principalmente no que tange a infraestrutura das escolas, concomitantemente, atenção à formação e remuneração daqueles profissionais da educação que se propõe a trabalharem integralmente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42798
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

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