Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42798

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, katharine ninive pinto-
dc.contributor.authorSILVA, José Marcondes Alves da-
dc.date.accessioned2022-02-10T16:57:16Z-
dc.date.available2022-02-10T16:57:16Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.date.submitted2022-01-05-
dc.identifier.citationSILVA, José Marcondes Alves da. Que tempo temos? um breve estudo sobre o Programa de Educação (em tempo) Integral no estado de Pernambuco e as condições de trabalho docentept_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42798-
dc.description.abstractO Programa de Educação Integral (PEI) é um Programa implementado na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, a partir do ano de 2008. O PEI está voltado para a implementação de uma proposta de Educação (em tempo) integral no Ensino Médio, voltada para a elevação progressiva dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Desse modo, o presente trabalho, buscou responder à seguinte questão: quais são as concepções dos professores sobre a implementação do Programa de Educação Integral no Estado de Pernambuco e sobre suas condições de trabalho docente? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções dos professores sobre a implementação do Programa de Educação Integral no Estado de Pernambuco e as condições de trabalho docente. A metodologia consistiu na aplicação de questionário via formulário online, com divulgação pelas redes sociais e preservação da identidade dos sujeitos participantes, professores que atuam em escolas que ofertam o PEI. Na fundamentação teórica, tematizamos o campo da educação integral no Brasil e, especificamente, em Pernambuco, bem como sobre questões voltadas para a escola integral. Foram feitas as análises das respostas obtidas no questionário, no que tange às razões/motivos para atuarem no PEI, além dos pontos positivos e negativos sob a ótica desses professores. No entanto, é perceptível, no decorrer do trabalho, que foram pontuados pelos professores que os salários estão congelados há mais de um ano, além disso, as escolas não têm estruturas físicas adequadas para uma escola integral. Por fim, vale salientar que, para que tal proposta seja considerada eficiente é indispensável investimentos, principalmente no que tange a infraestrutura das escolas, concomitantemente, atenção à formação e remuneração daqueles profissionais da educação que se propõe a trabalharem integralmente.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleQue tempo temos? : um breve estudo sobre o programa de educação (em tempo) integral no estado de Pernambuco e as condições de trabalho docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2315480205770527pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.description.abstractxThe Integral Education Program (PEI) is a Program implemented in the Pernambuco State Education Network, from 2008 onwards. the progressive increase in the results of the Basic Education Development Index (IDEB) and the Basic Education Development Index of Pernambuco (IDEPE). Thus, the present work sought to answer the following question: what are the teachers' conceptions about the implementation of the Integral Education Program in the State of Pernambuco and about their teaching working conditions? Therefore, the general objective of the research was to analyze the teachers' conceptions about the implementation of the Integral Education Program in the State of Pernambuco and the teaching work conditions. The methodology consisted of applying a questionnaire via an online form, with dissemination through social networks and preserving the identity of the participating subjects, teachers who work in schools that offer the PEI. In the theoretical foundation, we thematize the field of integral education in Brazil and, specifically, in Pernambuco, as well as on issues related to the integral school. The analyzes of the answers obtained in the questionnaire were carried out, with regard to the reasons/reasons for working at the IEP, in addition to the positive and negative points from the perspective of these teachers. However, it is noticeable, during the work, that the teachers pointed out that salaries have been frozen for more than a year, in addition, schools do not have adequate physical structures for a full-time school. Finally, it is worth noting that, for such a proposal to be considered efficient, investments are essential, especially with regard to the infrastructure of schools, concomitantly, attention to the training and remuneration of those education professionals who propose to work fully.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1526-4343pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josé marcondes_tcc.pdf759,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons