Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42787

Share on

Title: Os desafios das mulheres na licenciatura e na docência em matemática.
Authors: OLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Mulheres - Emprego; Preconceitos; Estereótipos (Psicologia social)
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: OLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de. Os desafios das mulheres na licenciatura e na docência em matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O curso de licenciatura em matemática sempre foi visto como um campo masculino, e mento e luta para conquistar o seu espaço. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo geral investigar como ocorreu/ocorre o processo de ingresso e a permanência das mulheres no curso de Matemática Licenciatura e na docência em matemática mesmo com o ingresso das mulheres nesse curso, atualmente ainda ocorre muito enfrentação, no eu diz respeito aos estigmas, estereótipos e preconceitos que cercam a escolha por essa área. Como objetivos específicos: identificar as principais razões do ingresso das mulheres no curso de licenciatura em matemática; perceber as dificuldades e/ou facilidades da permanência no curso; identificar se houve estigma e estereótipos sobre a presença das mulheres na licenciatura em matemática. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e seu corpus foi constituído por transcrições de entrevistas do tipo semiestruturada, com três alunas e duas professoras do ensino superior vinculado a um curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. A análise de dados desenvolvida foi de caráter exploratório e descritivo, e mostrou que o curso de licenciatura em matemática e a docência em matemática não são espaço apenas para os homens, ou seja, as mulheres estão conseguindo conquistar seu espaço nesse meio, no entanto, ainda existem diversos enfrentamentos que dificultam sua permanência, sendo um ambiente marcado por estigmas, estereótipos e preconceitos de gênero.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42787
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de.pdf848,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons