Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42787

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:03:13Z-
dc.date.available2022-02-10T15:03:13Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2022-02-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de. Os desafios das mulheres na licenciatura e na docência em matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42787-
dc.description.abstractO curso de licenciatura em matemática sempre foi visto como um campo masculino, e mento e luta para conquistar o seu espaço. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo geral investigar como ocorreu/ocorre o processo de ingresso e a permanência das mulheres no curso de Matemática Licenciatura e na docência em matemática mesmo com o ingresso das mulheres nesse curso, atualmente ainda ocorre muito enfrentação, no eu diz respeito aos estigmas, estereótipos e preconceitos que cercam a escolha por essa área. Como objetivos específicos: identificar as principais razões do ingresso das mulheres no curso de licenciatura em matemática; perceber as dificuldades e/ou facilidades da permanência no curso; identificar se houve estigma e estereótipos sobre a presença das mulheres na licenciatura em matemática. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e seu corpus foi constituído por transcrições de entrevistas do tipo semiestruturada, com três alunas e duas professoras do ensino superior vinculado a um curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. A análise de dados desenvolvida foi de caráter exploratório e descritivo, e mostrou que o curso de licenciatura em matemática e a docência em matemática não são espaço apenas para os homens, ou seja, as mulheres estão conseguindo conquistar seu espaço nesse meio, no entanto, ainda existem diversos enfrentamentos que dificultam sua permanência, sendo um ambiente marcado por estigmas, estereótipos e preconceitos de gênero.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectEstereótipos (Psicologia social)pt_BR
dc.titleOs desafios das mulheres na licenciatura e na docência em matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8714133868570841pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe math degree course has always been seen as a male field, and ment and struggle to conquer its space. thus, the present work has the general objective of investigating how the entrance process and the permanence of women in the mathematics degree course and the teaching of mathematics occurred even with the entry of women in this course. i am concerned with the stigmas, stereotypes, and prejudices surrounding the choice in this area. as specific objectives: to identify the main reasons for the entrance of women in the undergraduate course in mathematics; understand the difficulties and / or facilities of staying in the course; identify if there were stigma and stereotypes about the presence of women in mathematics. this research is qualitative and its corpus consisted of transcripts of semi-structured interviews, with three students and two teachers of higher education linked to a mathematics course at the federal university of Pernambuco - Agreste academic center. the data analysis developed was exploratory and descriptive, and showed that the degree course in mathematics and teaching in mathematics are not only space for men, that is, women are managing to conquer their space in this environment, however, there are still several confrontations that make it difficult to stay, being an environment marked by gender stigmas, stereotypes and prejudices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Alyne Ranielly Coelho de.pdf848,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons