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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42785

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Title: Concepções de professores que ensinam matemática a respeito da inclusão de aluno com deficiência intelectual em uma escola do município de São Caetano-PE.
Authors: MELO, Swelen Stael Leal de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Professores de matemática; Inclusão escolar; Incapacidade intelectual
Issue Date: 25-Jun-2019
Citation: MELO, Swelen Stael Leal de. Concepções de professores que ensinam matemática a respeito da inclusão de aluno com deficiência intelectual em uma escola do município de São Caetano-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho buscou compreender as concepções de professores que ensinam Matemática a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual, a pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Médio, situada no município de São Caetano-PE. A questão central que buscamos responder foi a de conhecer quais as concepções de professores que ensinam matemática a respeita da inclusão de alunos com deficiência intelectual e especificamente, buscamos conhecer a concepção de Educação Inclusiva desses professores, identificar as relações estabelecidas entre os professores no processo de inclusão e por fim, analisar a relação entre a concepção de Educação Inclusiva desenvolvida na prática pedagógica. Para realização deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através de um questionário igualmente aplicado a três professores de Matemática e duas professoras do AEE. O trabalho apresenta um pouco do contexto histórico, Leis que tratam da pessoa com deficiência, conceitos sobre inclusão, integração, equidade, igualdade e sobre a deficiência intelectual. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de Carvalho (2009; 2013), Mantoan (2003), Machado (1996; 2006), dentre outros. Com base nos resultados obtidos com a pesquisa, concluímos que apesar do entendimento referente à importância do processo de inclusão, ainda existe um longo e árduo caminho a ser percorrido, principalmente no que se refere ao contexto da Matemática, garantido assim, um direito previsto por Lei.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42785
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

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