Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42785

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorMELO, Swelen Stael Leal de-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:02:30Z-
dc.date.available2022-02-10T15:02:30Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2022-02-09-
dc.identifier.citationMELO, Swelen Stael Leal de. Concepções de professores que ensinam matemática a respeito da inclusão de aluno com deficiência intelectual em uma escola do município de São Caetano-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42785-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou compreender as concepções de professores que ensinam Matemática a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual, a pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Médio, situada no município de São Caetano-PE. A questão central que buscamos responder foi a de conhecer quais as concepções de professores que ensinam matemática a respeita da inclusão de alunos com deficiência intelectual e especificamente, buscamos conhecer a concepção de Educação Inclusiva desses professores, identificar as relações estabelecidas entre os professores no processo de inclusão e por fim, analisar a relação entre a concepção de Educação Inclusiva desenvolvida na prática pedagógica. Para realização deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através de um questionário igualmente aplicado a três professores de Matemática e duas professoras do AEE. O trabalho apresenta um pouco do contexto histórico, Leis que tratam da pessoa com deficiência, conceitos sobre inclusão, integração, equidade, igualdade e sobre a deficiência intelectual. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de Carvalho (2009; 2013), Mantoan (2003), Machado (1996; 2006), dentre outros. Com base nos resultados obtidos com a pesquisa, concluímos que apesar do entendimento referente à importância do processo de inclusão, ainda existe um longo e árduo caminho a ser percorrido, principalmente no que se refere ao contexto da Matemática, garantido assim, um direito previsto por Lei.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.titleConcepções de professores que ensinam matemática a respeito da inclusão de aluno com deficiência intelectual em uma escola do município de São Caetano-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Jefferson da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7043417064945187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought to understand the conceptions of teachers who teach Mathematics about the inclusion of students with intellectual disabilities, the research was developed in a State School of High School, located in the municipality of São Caetano-PE. The central question that we seek to answer was to know which teachers' conceptions teach mathematics regarding the inclusion of students with intellectual disabilities and specifically, we seek to know the conception of Inclusive Education of these teachers, to identify the relations established between teachers in the process of inclusion and, finally, to analyze the relation between the conception of Inclusive Education developed in the pedagogical practice. For the accomplishment of this work a qualitative research was done and the data collection was done through a questionnaire equally applied to three teachers of Mathematics and two teachers of the AEE. The paper presents a bit of the historical context, Laws dealing with people with disabilities, concepts about inclusion, integration, equity, equality and about intellectual disability. We use as input the contributions of Carvalho (2009; 2013), Mantoan (2003), Machado (1996, 2006), among others. Based on the results obtained with the research, we conclude that despite the understanding of the importance of the inclusion process, there is still a long and arduous path to be covered, especially with regard to the Mathematics context, thus guaranteed a right Law.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9935399796402915pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Swelen Stael Leal de.pdf3,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons