Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784
Comparte esta pagina
Título : | Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. |
Autor : | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira |
Palabras clave : | Avaliação educacional; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil); Matemática - Estudo e ensino; Professores de matemática |
Fecha de publicación : | 25-jun-2019 |
Citación : | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira. Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | O sistema educacional brasileiro é composto por avaliações externas, que se apresentam como instrumentos de validação da qualidade educacional, e dessa forma, a qualidade da educação é traduzida quantitativamente através de índices que definem as melhores escolas. Dessa forma através das avaliações externas, os alunos, professores e escolas são avaliados, reforçando, portanto a cultura da performatividade, em que o Estado exerce o controle através dos resultados, havendo comparação de desempenho e parâmetros de produtividade. Diante disso, esse trabalho investigou o impacto das avaliações externas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com objetivo de analisar qual a importância dos resultados para as escolas e os efeitos de avaliações como SAEPE e ENEM no planejamento escolar, buscando identificar como o preparo dos alunos para os exames externos tem impactado a prática pedagógica. Foi então realizada uma entrevista não estruturada com 4 (quatro) Professores de Matemática da Rede Estadual no município de Bonito-PE, a entrevista foi composta por 10 perguntas. Os resultados da pesquisa apontam que as avaliações externas exercem influência na atividade escolar e, a didática dos professores é moldada visando à preparação dos alunos para as avaliações externas, pois a escola e os professores são cobrados pela manutenção de bons índices. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira.pdf | 607,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons