Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T15:02:07Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T15:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-09 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira. Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784 | - |
dc.description.abstract | O sistema educacional brasileiro é composto por avaliações externas, que se apresentam como instrumentos de validação da qualidade educacional, e dessa forma, a qualidade da educação é traduzida quantitativamente através de índices que definem as melhores escolas. Dessa forma através das avaliações externas, os alunos, professores e escolas são avaliados, reforçando, portanto a cultura da performatividade, em que o Estado exerce o controle através dos resultados, havendo comparação de desempenho e parâmetros de produtividade. Diante disso, esse trabalho investigou o impacto das avaliações externas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com objetivo de analisar qual a importância dos resultados para as escolas e os efeitos de avaliações como SAEPE e ENEM no planejamento escolar, buscando identificar como o preparo dos alunos para os exames externos tem impactado a prática pedagógica. Foi então realizada uma entrevista não estruturada com 4 (quatro) Professores de Matemática da Rede Estadual no município de Bonito-PE, a entrevista foi composta por 10 perguntas. Os resultados da pesquisa apontam que as avaliações externas exercem influência na atividade escolar e, a didática dos professores é moldada visando à preparação dos alunos para as avaliações externas, pois a escola e os professores são cobrados pela manutenção de bons índices. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3502955419364622 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian educational system is composed of external evaluations, which are presented as instruments for the validation of educational quality, and thus, the quality of education is translated quantitatively through indexes that define the best schools, then through external evaluations, students, Teachers and schools are evaluated, thus reinforcing the culture of performativity, where the state exercises control through the results, comparing performance, and productivity parameters. This paper investigated the impact of external evaluations on the teaching and learning process of Mathematics, aiming to analyze the importance of results for schools and the effects of assessments such as SAEPE and ENEM in school planning, seeking to identify how the preparation of students for the external examinations has impacted the pedagogical practice. A non-structure interview was conducted with 4 (four) Mathematics Teachers from the State Network in the municipality of Bonito-PE, the interview was composed of 10 questions. The results of the research indicate that external evaluations influence school activity, and teachers' didactics are shaped in order to prepare students for external evaluations, since the school and teachers are charged for the maintenance of good indexes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira.pdf | 607,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons