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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorPEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-10T15:02:07Z-
dc.date.available2022-02-10T15:02:07Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2022-02-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira. Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784-
dc.description.abstractO sistema educacional brasileiro é composto por avaliações externas, que se apresentam como instrumentos de validação da qualidade educacional, e dessa forma, a qualidade da educação é traduzida quantitativamente através de índices que definem as melhores escolas. Dessa forma através das avaliações externas, os alunos, professores e escolas são avaliados, reforçando, portanto a cultura da performatividade, em que o Estado exerce o controle através dos resultados, havendo comparação de desempenho e parâmetros de produtividade. Diante disso, esse trabalho investigou o impacto das avaliações externas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com objetivo de analisar qual a importância dos resultados para as escolas e os efeitos de avaliações como SAEPE e ENEM no planejamento escolar, buscando identificar como o preparo dos alunos para os exames externos tem impactado a prática pedagógica. Foi então realizada uma entrevista não estruturada com 4 (quatro) Professores de Matemática da Rede Estadual no município de Bonito-PE, a entrevista foi composta por 10 perguntas. Os resultados da pesquisa apontam que as avaliações externas exercem influência na atividade escolar e, a didática dos professores é moldada visando à preparação dos alunos para as avaliações externas, pois a escola e os professores são cobrados pela manutenção de bons índices.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.titleImpactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3502955419364622pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian educational system is composed of external evaluations, which are presented as instruments for the validation of educational quality, and thus, the quality of education is translated quantitatively through indexes that define the best schools, then through external evaluations, students, Teachers and schools are evaluated, thus reinforcing the culture of performativity, where the state exercises control through the results, comparing performance, and productivity parameters. This paper investigated the impact of external evaluations on the teaching and learning process of Mathematics, aiming to analyze the importance of results for schools and the effects of assessments such as SAEPE and ENEM in school planning, seeking to identify how the preparation of students for the external examinations has impacted the pedagogical practice. A non-structure interview was conducted with 4 (four) Mathematics Teachers from the State Network in the municipality of Bonito-PE, the interview was composed of 10 questions. The results of the research indicate that external evaluations influence school activity, and teachers' didactics are shaped in order to prepare students for external evaluations, since the school and teachers are charged for the maintenance of good indexes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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