Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784
Compartilhe esta página
Título: | Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. |
Autor(es): | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira |
Palavras-chave: | Avaliação educacional; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil); Matemática - Estudo e ensino; Professores de matemática |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Citação: | PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira. Impactos da avaliação externa no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo com professores da rede estadual no município de Bonito-pe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O sistema educacional brasileiro é composto por avaliações externas, que se apresentam como instrumentos de validação da qualidade educacional, e dessa forma, a qualidade da educação é traduzida quantitativamente através de índices que definem as melhores escolas. Dessa forma através das avaliações externas, os alunos, professores e escolas são avaliados, reforçando, portanto a cultura da performatividade, em que o Estado exerce o controle através dos resultados, havendo comparação de desempenho e parâmetros de produtividade. Diante disso, esse trabalho investigou o impacto das avaliações externas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com objetivo de analisar qual a importância dos resultados para as escolas e os efeitos de avaliações como SAEPE e ENEM no planejamento escolar, buscando identificar como o preparo dos alunos para os exames externos tem impactado a prática pedagógica. Foi então realizada uma entrevista não estruturada com 4 (quatro) Professores de Matemática da Rede Estadual no município de Bonito-PE, a entrevista foi composta por 10 perguntas. Os resultados da pesquisa apontam que as avaliações externas exercem influência na atividade escolar e, a didática dos professores é moldada visando à preparação dos alunos para as avaliações externas, pois a escola e os professores são cobrados pela manutenção de bons índices. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42784 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Jéssika Pâmela de Oliveira.pdf | 607,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons