Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42778

Compartilhe esta página

Título: A resiliência na docência: um estudo de caso com os docentes da Universidade Paulista – Caruaru.
Autor(es): SILVA, Bruna Jessica Cunha
Palavras-chave: Resiliência (Traço de personalidade); Universidades e faculdades - Corpo docente; Comportamento organizacional; Qualidade de vida
Data do documento: 9-Jul-2015
Citação: SILVA, Bruna Jessica Cunha. A resiliência na docência: um estudo de caso com os docentes da Universidade Paulista – Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: Um fator essencial em um mercado cada dia mais competitivo é que as pessoas precisam cada vez mais estarem prontas para se adaptarem e acompanharem as mudanças que estão por vir. Nem sempre é possível ter o controle dos eventos que ocorrem ao longo da vida, ser resiliente é uma forma de como o indivíduo se comporta perante essas situações. Na medida em que os problemas surgem, o indivíduo mostra reações positivas que são consideradas resilientes. O cenário de vida que a pessoa está inserida também contribui para entender as soluções que o mesmo utilizou frente a um problema. Acredita-se que a resiliência seja influenciada pela saúde psíquica, inteligência e criatividade. Se a adversidade vai ser superada ou não depende de alguns fatores como: as circunstâncias, o ambiente que está inserido, a presença ou a ausência de pessoas sadias ao redor e o contexto seja social, político ou religioso. Na educação não é diferente, em um ambiente dinâmico e sujeito a diversas mudanças, os docentes precisam de forma positiva estar prontos para tais acontecimentos. Este trabalho teve o objetivo de conhecer o grau de resiliência nos docentes da Universidade Paulista - Caruaru.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42778
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Bruna Jessica Cunha.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons