Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42778
Share on
Title: | A resiliência na docência: um estudo de caso com os docentes da Universidade Paulista – Caruaru. |
Authors: | SILVA, Bruna Jessica Cunha |
Keywords: | Resiliência (Traço de personalidade); Universidades e faculdades - Corpo docente; Comportamento organizacional; Qualidade de vida |
Issue Date: | 9-Jul-2015 |
Citation: | SILVA, Bruna Jessica Cunha. A resiliência na docência: um estudo de caso com os docentes da Universidade Paulista – Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. |
Abstract: | Um fator essencial em um mercado cada dia mais competitivo é que as pessoas precisam cada vez mais estarem prontas para se adaptarem e acompanharem as mudanças que estão por vir. Nem sempre é possível ter o controle dos eventos que ocorrem ao longo da vida, ser resiliente é uma forma de como o indivíduo se comporta perante essas situações. Na medida em que os problemas surgem, o indivíduo mostra reações positivas que são consideradas resilientes. O cenário de vida que a pessoa está inserida também contribui para entender as soluções que o mesmo utilizou frente a um problema. Acredita-se que a resiliência seja influenciada pela saúde psíquica, inteligência e criatividade. Se a adversidade vai ser superada ou não depende de alguns fatores como: as circunstâncias, o ambiente que está inserido, a presença ou a ausência de pessoas sadias ao redor e o contexto seja social, político ou religioso. Na educação não é diferente, em um ambiente dinâmico e sujeito a diversas mudanças, os docentes precisam de forma positiva estar prontos para tais acontecimentos. Este trabalho teve o objetivo de conhecer o grau de resiliência nos docentes da Universidade Paulista - Caruaru. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42778 |
Appears in Collections: | TCC - Administração - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Bruna Jessica Cunha.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License