Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42773

Compartilhe esta página

Título: Análise do ensino de matemática de alunos com deficiência visual em uma escola de educação especial.
Autor(es): LIMA, Edvaldo de Freitas
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Educação especial; Pessoas com deficiência visual
Data do documento: 17-Jun-2019
Citação: LIMA, Edvaldo de Freitas. Análise do ensino de matemática de alunos com deficiência visual em uma escola de educação especial. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar como é realizado o ensino de matemática de alunos com deficiência visual e cegos em uma escola de educação especial. O trabalho teve como campo de pesquisa uma Escola de Educação Especial, na região agreste do estado de Pernambuco, que possui alunos com deficiência visual, cegos, surdos e com outras especificidades. Assim, visamos entender o processo de ensino de matemática desde a organização das turmas, currículo adotado, planejamento das aulas e considerações dos alunos. A inclusão é algo que está sendo debatido nas licenciaturas e nossa pesquisa buscou analisar como acontece na prática. As Escolas de Educação Especial têm o mesmo perfil das demais instituições de ensino e seu objetivo específico visa preparar o indivíduo para a vida em sociedade, mesmo que possua algumas limitações. Na escola que realizamos a pesquisas há alunos que estudam em instituições de ensino regular e no contra turno vão à Escola Especial, há aqueles que concluíram a Educação Básica e também os que abandonaram os estudos na escola regular por diversos motivos. Para analisar como está se procedendo a aprendizagem dos alunos com deficiência visual, os métodos e materiais utilizados, elaboramos perguntas, por meio de pesquisa qualitativa que foram respondidas oralmente pelos alunos e entrevistas semi-estruturas com a coordenação da instituição e a professor titular da turma. Os dados indicaram que o discurso da coordenadora e da professora apresenta divergência as respostas dos alunos. Concluímos que não há um currículo e materiais específicos, formação adequada para professores e projetos que visem à autonomia matemática da pessoa cega. Nosso estudo, além de apresentar informações sobre a escola de Educação Especial, indica a necessidade de desenvolver estudos teóricos e práticos sobre Educação Inclusiva nos cursos para professores que ensinarão Matemática, o que poderia facilitar a compreensão do que é uma educação, de fato, inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42773
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Edvaldo de Freitas.pdf581,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons