Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42773

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorLIMA, Edvaldo de Freitas-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:26:07Z-
dc.date.available2022-02-09T13:26:07Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.citationLIMA, Edvaldo de Freitas. Análise do ensino de matemática de alunos com deficiência visual em uma escola de educação especial. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42773-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar como é realizado o ensino de matemática de alunos com deficiência visual e cegos em uma escola de educação especial. O trabalho teve como campo de pesquisa uma Escola de Educação Especial, na região agreste do estado de Pernambuco, que possui alunos com deficiência visual, cegos, surdos e com outras especificidades. Assim, visamos entender o processo de ensino de matemática desde a organização das turmas, currículo adotado, planejamento das aulas e considerações dos alunos. A inclusão é algo que está sendo debatido nas licenciaturas e nossa pesquisa buscou analisar como acontece na prática. As Escolas de Educação Especial têm o mesmo perfil das demais instituições de ensino e seu objetivo específico visa preparar o indivíduo para a vida em sociedade, mesmo que possua algumas limitações. Na escola que realizamos a pesquisas há alunos que estudam em instituições de ensino regular e no contra turno vão à Escola Especial, há aqueles que concluíram a Educação Básica e também os que abandonaram os estudos na escola regular por diversos motivos. Para analisar como está se procedendo a aprendizagem dos alunos com deficiência visual, os métodos e materiais utilizados, elaboramos perguntas, por meio de pesquisa qualitativa que foram respondidas oralmente pelos alunos e entrevistas semi-estruturas com a coordenação da instituição e a professor titular da turma. Os dados indicaram que o discurso da coordenadora e da professora apresenta divergência as respostas dos alunos. Concluímos que não há um currículo e materiais específicos, formação adequada para professores e projetos que visem à autonomia matemática da pessoa cega. Nosso estudo, além de apresentar informações sobre a escola de Educação Especial, indica a necessidade de desenvolver estudos teóricos e práticos sobre Educação Inclusiva nos cursos para professores que ensinarão Matemática, o que poderia facilitar a compreensão do que é uma educação, de fato, inclusiva.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.titleAnálise do ensino de matemática de alunos com deficiência visual em uma escola de educação especial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6173003610212648pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this paper was to analyze how the teaching of mathematics of blind and visually impaired students is performed in a special education school. The research had as field of research a School of Special Education, in the wild region of Pernambuco state, which has students with visual impairment, blind, deaf and with other specificities. Thus, we aim to understand the process of teaching mathematics from class organization, adopted curriculum, lesson planning and student considerations. Inclusion is something that is being debated in undergraduate degrees and our research sought to analyze how it happens in practice. Special Education Schools have the same profile as other educational institutions and their specific objective is to prepare the individual for life in society, even if it has some limitations. In the school we carry out the research there are students who study in regular schools and on the other hand go to the Special School, there are those who have completed basic education and also those who dropped out of regular school for various reasons. To analyze how students with visual impairment are learning, the methods and materials used, we elaborated questions through qualitative research that were answered orally by the students and semi-structured interviews with the coordination of the institution and the full professor of the class. . The data indicated that the speech of the coordinator and the teacher diverge the students' answers. We conclude that there is no curriculum and specific materials, adequate training for teachers and projects aimed at the mathematical autonomy of the blind person. Our study, besides presenting information about the school of Special Education, indicates the necessity to develop theoretical and practical studies on Inclusive Education in the courses for teachers that will teach Mathematics, which could facilitate the comprehension of what is, in fact, an inclusive education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Edvaldo de Freitas.pdf581,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons