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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42772

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Rayza Silva-
dc.date.accessioned2022-02-09T13:25:28Z-
dc.date.available2022-02-09T13:25:28Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Rayza Silva. Investigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele no uso do teorema de Pitágoras por alunos do 1º ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42772-
dc.description.abstractA partir de observações e da vivencia de sala de aula, foi possível notar a dificuldade de alguns alunos em Geometria, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa dificuldade faz com que os alunos cheguem no Ensino Médio sem conseguir elaborar um raciocínio geométrico, apresentando dificuldades em resolver algumas situações que envolvem a geometria. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o nível de pensamento geométrico dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, na resolução de questões que envolve o Teorema de Pitágoras, um dos principais conteúdos vistos no Ensino Fundamental - anos finais. É esperado que no 1º ano do Ensino Médio, os alunos já tenham adquirido um certo conhecimento sobre o teorema. Nesse sentido a Teoria de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele é o nosso principal referencial teórico. Para a coleta de dados, foi elaborado três tipos de questionários, aplicados em duas turmas na primeira unidade do ano letivo. Todos os questionários foram compostos por questões envolvendo o Teorema de Pitágoras, baseados nos diferentes níveis de pensamento geométrico da Teoria de Van Hiele. A pesquisa teve a participação de sessenta alunos. Na análise dos dados, foi constatado que a maioria dos alunos foi classificada no nível de visualização, bem como, muitas respostas em branco também foram encontradas, o que pode revelar uma certa dificuldade do aluno ao trabalhar com o Teorema. Consideramos também uma pesquisa francesa de Berté (1995 apud BASTIAN, 2000), na qual o autor identifica os principais erros cometidos por alunos franceses na aplicação do Teorema de Pitágoras. Os questionários também foram construídos baseados em algumas questões trabalhadas por Berté (1995), na expectativa de analisar se os mesmos erros seriam cometidos por alunos brasileiros. Nesse sentido, ao pensar um conteúdo geométrico nos três níveis de pensamentos geométricos ligados ao Teorema de Pitágoras, permitiu-se observar o nível de pensamento geométrico que foi desenvolvido, gerando discussões que podem ser aproveitadas na formação inicial de professores de matemática, a fim de diminuir as dificuldades apresentadas por meio de novas maneiras de trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico nas aulas da disciplina, tornando-as mais atrativas.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPitágoras, Teorema dept_BR
dc.titleInvestigando o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele no uso do teorema de Pitágoras por alunos do 1º ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3915828856282395pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxIn the course of some classroom experiences, it was possible to note the difficulty of some students in Geometry in Basic Education especially in the final years. What causes the students to arrive in High School without being able to elaborate a geometric reasoning, thus having a difficulty in solving some geometric situations. This work aims to investigate the geometric thinking level of the students of the 1st year of High School when solving questions related to the Pythagorean Theorem. The Pythagorean Theorem is one of the main contents seen in elementary school years, with it is expected that in the 1st year of high school, students have already acquired a certain knowledge about it. The Van Hiele Geometric Thought Development Theory is our main theoretical framework. In order to collect data, we developed three types of questionnaires, applied in two classes in the first unit of the academic year, all of them composed of questions involving the Pythagorean Theorem, based on the different levels of geometrical thoughts of the Van Hiele Theory. The research consisted of sixty students. In the analysis of the data it was verified that the majority of the students were classified at the visualization level, and many blank answers were also found which makes us perceive a certain difficulty of the student when working with the Theorem. We also consider a French research by Berté (1995, apud Bastian, 2000), in which Berté identifies the main mistakes made by French students in the application of the Pythagorean Theorem, the questionnaires were also constructed based on some questions worked by Berté, in the expectation of to analyze if the same mistakes would be made by Brazilian students. We also consider that when we think of a geometric content in the three levels of geometric thinking linked to the Pythagorean Theorem, we can observe the level of geometric thinking that has been generated, generating discussions that can be used in the initial formation of mathematics teachers in order to reduce the difficulties presented and found ways to work on the development of geometric thinking in math classes more attractively.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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