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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42754
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Título: | As práticas de ensino de matemática para alunos com deficiência visual em uma escola do municipio de Caruaru - PE : inclusão, integração ou interação? |
Autor(es): | BARBOSA, Janaína Fonseca |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência visual; Análise combinatória; Matrizes (Matemática); Braille (Sistema de escrita) |
Data do documento: | 10-Jun-2019 |
Citação: | BARBOSA, Janaína Fonsêca. As práticas de ensino de matemática para alunos com deficiência visual em uma escola do município de Caruaru - PE : inclusão, integração ou interação? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática de uma escola do município de Caruaru/PE, verificando as propostas de ensino para alunos com deficiência visual na escola e analisando se as práticas de ensino de matemática visam à inclusão em classes de ensino regular e na sala de atendimento educacional especializado. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza básica, baseadas nas considerações de Gerhardt e Silveira (2009), a coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a um funcionário administrativo da escola, um profissional da sala de recursos multifuncional e quatro professores de matemática de uma escola municipal da cidade de Caruaru/PE que atende alunos com deficiência visual. O trabalho apresenta aspectos históricos da inclusão e Leis que tratam das pessoas com deficiência no Brasil, características inclusão, integração, interação, equidade, igualdade e deficiência visual e possibilidades para o ensino da matemática para alunos com deficiência visual, baseados nas considerações de Carvalho (2007, 2009, 2010, 2013) e Mantoan (2003). Concluímos com a pesquisa que as práticas de ensino, em especial na matemática, não se caracterizam como inclusiva, mas sim como integrativa. Investimentos em mais recursos, materiais adaptados e em formação de professores podem tornar o ensino da matemática realmente inclusivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42754 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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