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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorBARBOSA, Janaína Fonseca-
dc.date.accessioned2022-02-08T12:36:21Z-
dc.date.available2022-02-08T12:36:21Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.date.submitted2022-02-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Janaína Fonsêca. As práticas de ensino de matemática para alunos com deficiência visual em uma escola do município de Caruaru - PE : inclusão, integração ou interação? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42754-
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática de uma escola do município de Caruaru/PE, verificando as propostas de ensino para alunos com deficiência visual na escola e analisando se as práticas de ensino de matemática visam à inclusão em classes de ensino regular e na sala de atendimento educacional especializado. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza básica, baseadas nas considerações de Gerhardt e Silveira (2009), a coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a um funcionário administrativo da escola, um profissional da sala de recursos multifuncional e quatro professores de matemática de uma escola municipal da cidade de Caruaru/PE que atende alunos com deficiência visual. O trabalho apresenta aspectos históricos da inclusão e Leis que tratam das pessoas com deficiência no Brasil, características inclusão, integração, interação, equidade, igualdade e deficiência visual e possibilidades para o ensino da matemática para alunos com deficiência visual, baseados nas considerações de Carvalho (2007, 2009, 2010, 2013) e Mantoan (2003). Concluímos com a pesquisa que as práticas de ensino, em especial na matemática, não se caracterizam como inclusiva, mas sim como integrativa. Investimentos em mais recursos, materiais adaptados e em formação de professores podem tornar o ensino da matemática realmente inclusivo.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.titleAs práticas de ensino de matemática para alunos com deficiência visual em uma escola do municipio de Caruaru - PE : inclusão, integração ou interação?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8536233531070358pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research was to understand the process of inclusion of students with visual impairment in Mathematics classes at a school in the city of Caruaru, Brazil, verifying the teaching proposals for students with visual impairment at school and analyzing whether the practices of mathematics teaching aim at inclusion in regular education classes and in the specialized educational service room. For this, a qualitative, exploratory and basic research was carried out, based on Gerhardt and Silveira (2009), the data collection was done through questionnaires applied to a school administrative officer, a resource room professional multifunctional and four mathematics teachers from a municipal school in the city of Caruaru / PE that attends visually impaired students. The work presents historical aspects of inclusion and Laws dealing with people with disabilities in Brazil, characteristics inclusion, integration, interaction, equity, equality and visual impairment and possibilities for the teaching of mathematics for students with visual impairment, based on the considerations of Carvalho ( 2007, 2009, 2010, 2013) and Mantoan (2003). We conclude with the research that teaching practices, especially in mathematics, are not characterized as inclusive, but as integrative. Investments in more resources, adapted materials, and teacher training can make mathematics teaching truly inclusive.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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