Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42751
Comparte esta pagina
Título : | Manual do professor: investigando contribuições do material de apoio para utilização do livro didático. |
Autor : | TÔRRES, Mônica Rodrigues |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Professores - Formação; Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 28-jun-2018 |
Citación : | TÔRRES, Mônica Rodrigues. Manual do professor: investigando contribuições do material de apoio para utilização do livro didático. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no PNLD 2017 buscando identificar quais as principais contribuições trazidas pelo material complementar disponível em seus respectivos manuais do professor. As coleções escolhidas foram Convergências – Matemática, formada pelas obras de Eduardo Chavante e Praticando Matemática, composta pelas obras de Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos, pelo fato da primeira ter sido adotada por nosso município, Bezerros - PE e a segunda ter sido a mais adotada pelos municípios do Brasil. O estudo se deu por meio de pesquisas documental e qualitativa, além de aspectos referentes à análise comparativa. Foram criadas tabelas para análise das categorias apresentadas por cada obra para melhor organização dos dados. Assim, constatamos que os manuais do professor das coleções analisadas apresentam contribuições interessantes, como elucidar a proposta pedagógica da coleção, auxiliar no processo de formação contínua do professor, orientar o trabalho com o livro do aluno, instruir para a avaliação e sugerir maneiras de trabalhar a interdisciplinaridade. Contudo, diferenciam-se entre si por algumas características que deveriam ser comuns. Destacamos a importância deste trabalho para professores de matemática do ensino básico, especificamente dos anos finais do ensino fundamental, pois serve como suporte para a escolha do livro didático, visto que o manual do professor também deve ser criticamente avaliado no momento da adoção das coleções. Consideramos que o desenvolvimento de outros estudos acerca da utilização do manual do professor dos livros didáticos sejam importantes, tanto para incentivar quanto a sua utilidade no trabalho com as obras didáticas, quanto para salientar sobre sua importância no momento da escolha das coleções de livros didáticos a serem escolhidas pelas escolas, contribuindo assim no contínuo processo de formação do professor, bem como no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42751 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TÔRRES, Mônica Rodrigues.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons