Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42751
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | TÔRRES, Mônica Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T12:35:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-08T12:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-07 | - |
dc.identifier.citation | TÔRRES, Mônica Rodrigues. Manual do professor: investigando contribuições do material de apoio para utilização do livro didático. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42751 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no PNLD 2017 buscando identificar quais as principais contribuições trazidas pelo material complementar disponível em seus respectivos manuais do professor. As coleções escolhidas foram Convergências – Matemática, formada pelas obras de Eduardo Chavante e Praticando Matemática, composta pelas obras de Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos, pelo fato da primeira ter sido adotada por nosso município, Bezerros - PE e a segunda ter sido a mais adotada pelos municípios do Brasil. O estudo se deu por meio de pesquisas documental e qualitativa, além de aspectos referentes à análise comparativa. Foram criadas tabelas para análise das categorias apresentadas por cada obra para melhor organização dos dados. Assim, constatamos que os manuais do professor das coleções analisadas apresentam contribuições interessantes, como elucidar a proposta pedagógica da coleção, auxiliar no processo de formação contínua do professor, orientar o trabalho com o livro do aluno, instruir para a avaliação e sugerir maneiras de trabalhar a interdisciplinaridade. Contudo, diferenciam-se entre si por algumas características que deveriam ser comuns. Destacamos a importância deste trabalho para professores de matemática do ensino básico, especificamente dos anos finais do ensino fundamental, pois serve como suporte para a escolha do livro didático, visto que o manual do professor também deve ser criticamente avaliado no momento da adoção das coleções. Consideramos que o desenvolvimento de outros estudos acerca da utilização do manual do professor dos livros didáticos sejam importantes, tanto para incentivar quanto a sua utilidade no trabalho com as obras didáticas, quanto para salientar sobre sua importância no momento da escolha das coleções de livros didáticos a serem escolhidas pelas escolas, contribuindo assim no contínuo processo de formação do professor, bem como no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 103p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Manual do professor: investigando contribuições do material de apoio para utilização do livro didático. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1908994469576643 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work had the objective of analyzing two collections of Mathematics textbooks approved in PNLD 2017, seeking to identify the main contributions brought by the complementary material available in their respective teacher manuals. The chosen collections were Convergences - Mathematics, formed by the works of Eduardo Chavante and Practicing Mathematics, composed by the works of Álvaro Andrini and Maria José Vasconcellos, because the first one was adopted by our municipality, Bezerros - PE and the second one was the most adopted by the municipalities of Brazil. The study was done through documentary and qualitative research, as well as aspects related to comparative analysis. Tables were created to analyze the categories presented by each work for better organization of the data. Thus, we find that the teacher's manuals of the analyzed collections present interesting contributions, such as elucidating the pedagogical proposal of the collection, assisting in the process of continuous teacher training, guiding the work with the student's book, instructing the evaluation and suggesting ways of working interdisciplinarity. However, they differ among themselves for some characteristics that should be common. We emphasize the importance of this work for teachers of basic mathematics, specifically the final years of elementary school, as it serves as a support for the choice of textbooks, since the teacher's manual should also be critically evaluated at the time of adoption of the collections. We consider that the development of other studies about the use of the teacher's manual of textbooks is important, both to encourage as well as its usefulness in the work with the didactic works, and to emphasize its importance when choosing the textbook collections to be chosen by the schools, thus contributing to the continuous process of teacher training, as well as to the teaching and learning process of the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TÔRRES, Mônica Rodrigues.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons