Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42722

Compartilhe esta página

Título: Vídeo-vitrine: uma análise da inserção de produto-marca em videoclipes.
Autor(es): NUNES, Rafaela Tavares
Palavras-chave: Merchandising; Publicidade; Produtos novos; Vídeo interativo; Branding (Marketing)
Data do documento: 21-Jul-2015
Citação: NUNES, Rafaela Tavares. Vídeo-vitrine: uma análise da inserção de produto-marca em videoclipes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: Diante de um mercado econômico cada vez mais exigente, a utilização de estratégias publicitárias mais impactantes tornou-se um fator determinante para melhorar a situação competitiva de uma marca. Na busca por técnicas mais eficientes para captação de clientes, os publicitários identificaram o videoclipe como uma grande oportunidade de expressão comunicacional e excelente meio para divulgação de marcas e produtos. Em virtude desse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a inserção de produto-marca em videoclipes e a utilização da música para reforçar a exibição de marcas no campo visual. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quanti-quali. Foram assistidos 598 videoclipes, correspondentes aos hits que estavam no topo da lista Hot 100 da Billboard, nos últimos 10 anos. Desse total, 264 vídeos foram analisados, bem como as letras das músicas correspondentes, por apresentarem algum tipo de inserção. As reflexões sobre as colocações de produto-marca em videoclipes levaram à conclusão de que há uma predominância no uso de celebridades para exposição de marcas e a que a música, junto a imagem, tornam as inserções mais impactantes. Ademais, foi possível perceber que as inserções se dão em contextos festivos e apelos sexuais, relacionados à beleza, juventude e poder.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42722
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES, Rafaela Tavares.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons