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Título: Excelência nos cursos superiores do IFPE : uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018
Autor(es): MOURA, Michelle Batista Bezerra
Palavras-chave: Ciência Política; Corpo docente - Desempenho dos estudantes; Instrumentos de medição - Otimização; Políticas públicas
Data do documento: 17-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Michelle Batista Bezerra. Excelência nos cursos superiores do IFPE: uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho analisa as relações entre os componentes presentes no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Tanto o CPC quanto o Enade compõem o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Brasil. O CPC é constituído por oito componentes, agrupados em quatro dimensões, que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos, incluindo o desempenho dos estudantes no Enade. Neste trabalho, os dados dos oito componentes do CPC foram obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os ciclos avaliativos compreendidos entre os anos 2013 e 2018, período no qual 18 cursos ofertados pelo IFPE foram avaliados. Foram utilizadas, como metodologia, a estatística descritiva e a análise documental. Os resultados apontam para valores baixos dos indicadores de proporção de mestres e doutores, sugerindo que a formação continuada de docentes deve ser priorizada. Apontam também que, associada a essas políticas, existe a necessidade de políticas de inclusão dos estudantes nos projetos dos docentes ou de acolhimento mais efetivo dos doutores no âmbito institucional do IFPE. Concluiu-se que há a necessidade de políticas institucionais de incentivo a eventos de fóruns de coordenadores, focando em estratégias de conscientização dos discentes sobre a importância da avaliação do Inep/MEC. Concluiu-se também que políticas de interiorização e valorização de docentes no interior são necessárias. Uma das contribuições do estudo é fornecer um suporte para a tomada de decisões dos gestores com base em análises interpretativas dos indicadores de qualidade da educação superior, norteando as políticas públicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42709
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