Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42709

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorMOURA, Michelle Batista Bezerra-
dc.date.accessioned2022-02-04T18:54:14Z-
dc.date.available2022-02-04T18:54:14Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.identifier.citationMOURA, Michelle Batista Bezerra. Excelência nos cursos superiores do IFPE: uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42709-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as relações entre os componentes presentes no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Tanto o CPC quanto o Enade compõem o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Brasil. O CPC é constituído por oito componentes, agrupados em quatro dimensões, que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos, incluindo o desempenho dos estudantes no Enade. Neste trabalho, os dados dos oito componentes do CPC foram obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os ciclos avaliativos compreendidos entre os anos 2013 e 2018, período no qual 18 cursos ofertados pelo IFPE foram avaliados. Foram utilizadas, como metodologia, a estatística descritiva e a análise documental. Os resultados apontam para valores baixos dos indicadores de proporção de mestres e doutores, sugerindo que a formação continuada de docentes deve ser priorizada. Apontam também que, associada a essas políticas, existe a necessidade de políticas de inclusão dos estudantes nos projetos dos docentes ou de acolhimento mais efetivo dos doutores no âmbito institucional do IFPE. Concluiu-se que há a necessidade de políticas institucionais de incentivo a eventos de fóruns de coordenadores, focando em estratégias de conscientização dos discentes sobre a importância da avaliação do Inep/MEC. Concluiu-se também que políticas de interiorização e valorização de docentes no interior são necessárias. Uma das contribuições do estudo é fornecer um suporte para a tomada de decisões dos gestores com base em análises interpretativas dos indicadores de qualidade da educação superior, norteando as políticas públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipIFPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectCorpo docente - Desempenho dos estudantespt_BR
dc.subjectInstrumentos de medição - Otimizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleExcelência nos cursos superiores do IFPE : uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3266059910183469pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the relationship between the Preliminary Course Concept (CPC) components and the student performance in the National Student Performance Exam (Enade) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) undergraduate courses. Both CPC and Enade make up the Brazilian National Higher Education Assessment System (Sinaes). The CPC consists of eight components, grouped in four dimensions, which are intended to assess the quality of courses, including the student performance at Enade. In this work, the data for the eight components of the CPC were obtained from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) website for the evaluation cycles between the years 2013 and 2018, during which 18 courses offered by IFPE were evaluated. Descriptive statistics and document analysis were used as methodology. The results point to low values of the ratio of masters and doctors proportion, suggesting that the continuing education of teachers should be prioritized. Associated with these policies, there is a need for policies for the inclusion of students in the projects of teachers or for more effective reception of doctors within the institutional IFPE scope. It was concluded that there is a need for institutional policies to encourage coordinator forums events, focusing on students' awareness strategies about the importance of the INEP evaluation process. Policies for interiorization and valuing teachers in the interior are necessary. One of the study's contributions is to provide support for managers' decision-making based on interpretative analyzes of higher education quality indicators, guiding public policies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Michelle Batista Bezerra Moura (1).pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons