Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42709
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Enivaldo Carvalho da | - |
dc.contributor.author | MOURA, Michelle Batista Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T18:54:14Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T18:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Michelle Batista Bezerra. Excelência nos cursos superiores do IFPE: uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42709 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as relações entre os componentes presentes no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Tanto o CPC quanto o Enade compõem o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Brasil. O CPC é constituído por oito componentes, agrupados em quatro dimensões, que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos, incluindo o desempenho dos estudantes no Enade. Neste trabalho, os dados dos oito componentes do CPC foram obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os ciclos avaliativos compreendidos entre os anos 2013 e 2018, período no qual 18 cursos ofertados pelo IFPE foram avaliados. Foram utilizadas, como metodologia, a estatística descritiva e a análise documental. Os resultados apontam para valores baixos dos indicadores de proporção de mestres e doutores, sugerindo que a formação continuada de docentes deve ser priorizada. Apontam também que, associada a essas políticas, existe a necessidade de políticas de inclusão dos estudantes nos projetos dos docentes ou de acolhimento mais efetivo dos doutores no âmbito institucional do IFPE. Concluiu-se que há a necessidade de políticas institucionais de incentivo a eventos de fóruns de coordenadores, focando em estratégias de conscientização dos discentes sobre a importância da avaliação do Inep/MEC. Concluiu-se também que políticas de interiorização e valorização de docentes no interior são necessárias. Uma das contribuições do estudo é fornecer um suporte para a tomada de decisões dos gestores com base em análises interpretativas dos indicadores de qualidade da educação superior, norteando as políticas públicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciência Política | pt_BR |
dc.subject | Corpo docente - Desempenho dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de medição - Otimização | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Excelência nos cursos superiores do IFPE : uma análise dos indicadores do Conceito Preliminar de Curso de 2013 a 2018 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3266059910183469 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3629594575120398 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze the relationship between the Preliminary Course Concept (CPC) components and the student performance in the National Student Performance Exam (Enade) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) undergraduate courses. Both CPC and Enade make up the Brazilian National Higher Education Assessment System (Sinaes). The CPC consists of eight components, grouped in four dimensions, which are intended to assess the quality of courses, including the student performance at Enade. In this work, the data for the eight components of the CPC were obtained from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) website for the evaluation cycles between the years 2013 and 2018, during which 18 courses offered by IFPE were evaluated. Descriptive statistics and document analysis were used as methodology. The results point to low values of the ratio of masters and doctors proportion, suggesting that the continuing education of teachers should be prioritized. Associated with these policies, there is a need for policies for the inclusion of students in the projects of teachers or for more effective reception of doctors within the institutional IFPE scope. It was concluded that there is a need for institutional policies to encourage coordinator forums events, focusing on students' awareness strategies about the importance of the INEP evaluation process. Policies for interiorization and valuing teachers in the interior are necessary. One of the study's contributions is to provide support for managers' decision-making based on interpretative analyzes of higher education quality indicators, guiding public policies. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Michelle Batista Bezerra Moura (1).pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons