Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42706
Compartilhe esta página
Título: | Um projeto de astronomia: uma análise sobre a sua influência no desempenho dos alunos na oba e na aprendizagem em física. |
Autor(es): | NASCIMENTO, Gustavo Lira do |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade.; Astronomia.; Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Citação: | NASCIMENTO, Gustavo Lira do. Um projeto de astronomia: uma análise sobre a sua influência no desempenho dos alunos na OBA e na aprendizagem em física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | A interdisciplinaridade é uma ferramenta que, apesar de reconhecida importância, não recebe a devida atenção no ensino. Com ela, fica mais fácil desenvolver conceitos mais complexos que podem ser relacionados e nos aproximamos mais da verdadeira construção de conhecimento. Por isso, este trabalho tem como foco relatar experiências vivenciadas na Escola de Referência em Ensino Médio Agamenon Magalhães (EREMAM), localizada na cidade de São Caitano-PE, através de um Projeto de Astronomia para alunos do Ensino Médio, de 2015 a 2019. Esse Projeto teve como objetivo estimular o estudo da Astronomia, usando a interdisciplinaridade com a Física principalmente, mas também com outras disciplinas. Além disso, também teve como objetivo preparar os alunos para a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Com base nos dados das experiências de aulas, com os resultados da OBA e com as respostas dadas pelos alunos em dois questionários, o presente trabalho busca analisar se houve algum tipo de influência no desempenho dos alunos na Olimpíada, durante o período de realização do Projeto e fazer uma análise sobre o aprendizado obtido por eles, analisando se desenvolveram conhecimentos sobre assuntos de Física, principalmente, mas também assuntos ligados à Matemática, a diferença entre Astronomia e Astrologia, a importância de um conhecimento básico científico e a possibilidade de inserção da Astronomia como disciplina comum da grade curricular. Feita essa análise, foi observado que o Projeto influenciou, sim, os resultados na OBA, já que, das nove medalhas conquistadas durante esses cinco anos, oito foram de alunos que estavam no segundo ou no terceiro ano de participação do Projeto. Além desse fato, também se notou que durante os anos de realização do mesmo os alunos conseguiram aprender conteúdos de Física por meio da Astronomia, mas também aprenderam conteúdos de outras disciplinas, como por exemplo, de Matemática. Por último, mas não menos importante, o curso propiciou um estímulo aos alunos no que se refere ao estudo da Ciência, proporcionando reflexões a respeito das relações entre a Astrologia e a Astronomia e o desejo de inserção dessa última como disciplina obrigatória nas escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42706 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Gustavo_Lira.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons