Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42706
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Gustavo Lira do | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T14:20:28Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T14:20:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-04 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Gustavo Lira do. Um projeto de astronomia: uma análise sobre a sua influência no desempenho dos alunos na OBA e na aprendizagem em física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42706 | - |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade é uma ferramenta que, apesar de reconhecida importância, não recebe a devida atenção no ensino. Com ela, fica mais fácil desenvolver conceitos mais complexos que podem ser relacionados e nos aproximamos mais da verdadeira construção de conhecimento. Por isso, este trabalho tem como foco relatar experiências vivenciadas na Escola de Referência em Ensino Médio Agamenon Magalhães (EREMAM), localizada na cidade de São Caitano-PE, através de um Projeto de Astronomia para alunos do Ensino Médio, de 2015 a 2019. Esse Projeto teve como objetivo estimular o estudo da Astronomia, usando a interdisciplinaridade com a Física principalmente, mas também com outras disciplinas. Além disso, também teve como objetivo preparar os alunos para a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Com base nos dados das experiências de aulas, com os resultados da OBA e com as respostas dadas pelos alunos em dois questionários, o presente trabalho busca analisar se houve algum tipo de influência no desempenho dos alunos na Olimpíada, durante o período de realização do Projeto e fazer uma análise sobre o aprendizado obtido por eles, analisando se desenvolveram conhecimentos sobre assuntos de Física, principalmente, mas também assuntos ligados à Matemática, a diferença entre Astronomia e Astrologia, a importância de um conhecimento básico científico e a possibilidade de inserção da Astronomia como disciplina comum da grade curricular. Feita essa análise, foi observado que o Projeto influenciou, sim, os resultados na OBA, já que, das nove medalhas conquistadas durante esses cinco anos, oito foram de alunos que estavam no segundo ou no terceiro ano de participação do Projeto. Além desse fato, também se notou que durante os anos de realização do mesmo os alunos conseguiram aprender conteúdos de Física por meio da Astronomia, mas também aprenderam conteúdos de outras disciplinas, como por exemplo, de Matemática. Por último, mas não menos importante, o curso propiciou um estímulo aos alunos no que se refere ao estudo da Ciência, proporcionando reflexões a respeito das relações entre a Astrologia e a Astronomia e o desejo de inserção dessa última como disciplina obrigatória nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 156p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.subject | Astronomia. | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. | pt_BR |
dc.title | Um projeto de astronomia: uma análise sobre a sua influência no desempenho dos alunos na oba e na aprendizagem em física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0436298774713122 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The interdisciplinarity is a device that, despite its recognized importance, doesn't receive the required attention in teaching. With it, it becomes easier to develop complex concepts that can be related, and we get closer to the true construction of knowledge. Thereupon, this academic work focuses on reporting experiences at the Reference School in High School Agamenon Magalhães – Escola de Referência em Ensino Médio Agamenon Magalhães (EREMAM) –, located in the city São Caitano in the state of Pernambuco, through an Astronomy Project for high school students, from 2015 to 2019. This Project aimed to stimulate the study of Astronomy mainly using interdisciplinarity with Physics, but also with other disciplines. Furthermore, the Project aimed to prepare students for OBA – Brazilian Astronomy and Astronautics Olympics. Based on the data from class experiences, OBA results, and the answers given by students in two questionnaires, the present academic work analyzes if there was an influence on the performance of students at the Olympics during the period of the Project, and analyzes the learning obtained by them, analyzing if they developed knowledge mainly about Physics, but also about subjects related to Mathematics, the difference between Astronomy and Astrology, the importance of a basic scientific knowledge and the possibility of inserting Astronomy as a common school discipline in the curriculum. After the analysis, it was observed that the Project did influenced the results at OBA, since of the nine medals won during these five years, eight were from students who were in the second or third year of participation in the project. In addition to this fact, it was also noticed that during the years of this work, the students were able to learn not only Physics, but also contents from other disciplines through Astronomy, like Mathematics for example. At last but not least, the course provided an incentive to students regarding the study of Science, providing reflections on the relationship between Astrology and Astronomy, and also the desire of inserting Astronomy as a common discipline in schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-3986-9497 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Gustavo_Lira.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons