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Título : Concepções de licenciandos do CAA-UFPE acerca do ensino e aprendizagem da matemática.
Autor : SILVA, Romildo Batista da
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem; Professores de matemática
Fecha de publicación : 18-jul-2018
Citación : SILVA, Romildo Batista da. Concepções de licenciandos do CAA-UFPE acerca do ensino e aprendizagem da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A presente pesquisa foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tem como objetivo geral investigar as concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática de Licenciandos do CAA-UFPE. Para tanto, tornou-se necessário tomar como norte os seguintes objetivos específicos: Identificar as compreensões dos estudantes sobre a Matemática, identificar as compreensões dos estudantes sobre ensino e aprendizagem da Matemática e analisar as compreensões sobre a Matemática e seu ensino e aprendizagem, a partir das concepções definidas por Câmara dos Santos (2002). A pesquisa é de cunho qualitativo uma vez que não se fundamenta em critérios quantitativos para sua validação. Os sujeitos de nosso estudo foram alunos do curso de Licenciatura em Matemática que estavam com previsão de conclusão do curso para o período de 2017.2. Foi aplicado um questionário semiestruturado composto de 10 questões. No entanto, foram selecionadas apenas as questões um (01), quatro (04), cinco (05), seis (06) e a sete (07) para serem analisadas, visto que essas questões se apresentaram como suficientes para dar conta dos objetivos propostos. Analisando as respostas dos entrevistados, foi possível identificar que as concepções desses sujeitos percorreram os três modelos definidos por Câmara dos Santos (2002), sendo elas: Baldista, Escadinha e Sócio-construtivista. Entretanto nossa pesquisa buscou identificar a concepção que predominou entre os sujeitos. Dessa forma, após detalharmos elementos constitutivos de cada concepção, foi possível concluir que a concepção que mais prevaleceu entre os cinco (05) itens analisados foi a concepção sócio-construtivista. Esta apresenta-se como sendo uma concepção de viés mais social, e compreende a Matemática como um campo humano de conhecimentos em continuada expansão e invenção.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42694
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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