Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42694

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Romildo Batista da-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:26:38Z-
dc.date.available2022-02-03T17:26:38Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Romildo Batista da. Concepções de licenciandos do CAA-UFPE acerca do ensino e aprendizagem da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42694-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tem como objetivo geral investigar as concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática de Licenciandos do CAA-UFPE. Para tanto, tornou-se necessário tomar como norte os seguintes objetivos específicos: Identificar as compreensões dos estudantes sobre a Matemática, identificar as compreensões dos estudantes sobre ensino e aprendizagem da Matemática e analisar as compreensões sobre a Matemática e seu ensino e aprendizagem, a partir das concepções definidas por Câmara dos Santos (2002). A pesquisa é de cunho qualitativo uma vez que não se fundamenta em critérios quantitativos para sua validação. Os sujeitos de nosso estudo foram alunos do curso de Licenciatura em Matemática que estavam com previsão de conclusão do curso para o período de 2017.2. Foi aplicado um questionário semiestruturado composto de 10 questões. No entanto, foram selecionadas apenas as questões um (01), quatro (04), cinco (05), seis (06) e a sete (07) para serem analisadas, visto que essas questões se apresentaram como suficientes para dar conta dos objetivos propostos. Analisando as respostas dos entrevistados, foi possível identificar que as concepções desses sujeitos percorreram os três modelos definidos por Câmara dos Santos (2002), sendo elas: Baldista, Escadinha e Sócio-construtivista. Entretanto nossa pesquisa buscou identificar a concepção que predominou entre os sujeitos. Dessa forma, após detalharmos elementos constitutivos de cada concepção, foi possível concluir que a concepção que mais prevaleceu entre os cinco (05) itens analisados foi a concepção sócio-construtivista. Esta apresenta-se como sendo uma concepção de viés mais social, e compreende a Matemática como um campo humano de conhecimentos em continuada expansão e invenção.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.titleConcepções de licenciandos do CAA-UFPE acerca do ensino e aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1599833662146559pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThe present research was carried out as a Course Completion Work (TCC) of the Mathematics Degree in the Agronomic Center of the Federal University of Pernambuco. Its main objective is to investigate the conceptions related to the teaching and learning of CAA-UFPE Licensing Mathematics. In order to do so, it was necessary to take as specific objectives: To identify students 'understandings about mathematics, to identify students' understandings about teaching and learning of mathematics, and to analyze the understandings about mathematics and its teaching and learning, dos Santos (2002). The research is qualitative since it is not based on quantitative criteria for its validation. The subjects of our study were undergraduate students in Mathematics who were expected to finish the course in the period of 2017.2. A semistructured questionnaire composed of 10 questions was applied, however, only one (01), four (04), Five (05), Six (06) and seven (07) questions were selected for analysis. Since these issues are sufficient to meet the proposed objectives. Analyzing the interviewees' answers, it was possible to identify that the conceptions of the same ones cover the three models defined by Câmara dos Santos (2002). However, our research sought to identify the conception that prevailed among the subjects. In this way, after detailing constitutive elements of each conception, it was possible to conclude that the conception that prevailed among the five (05) items analyzed was the socioconstructivist conception. This presents itself as a conception with a more social bias, and understands Mathematics as a human field of knowledge in continuous expansion and invention.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Romildo Batista da.pdf2,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons