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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42673

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Título: As contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças tipicamente desenvolvidas: uma revisão sistemática
Autor(es): SANTIAGO, Fátima Larissa
Palavras-chave: Educação física escolar; Jogos
Data do documento: 25-Nov-2019
Abstract: Os primeiros anos de vida são considerados críticos para o desenvolvimento motor e cognitivo, pois correspondem ao período de maior plasticidade cerebral e adequação aos estímulos ambientais. Diferentes estímulos sensoriais e motores, como os jogos e brincadeiras fornecem tarefas desafiadoras, que podem influenciar o desenvolvimento de habilidades motoras, especialmente na fase da infância. O objetivo desta revisão sistemática é fornecer uma síntese de evidências a respeito das contribuições dos jogos e brincadeiras sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças de 2 a 5 anos de idade tipicamente desenvolvidas. Para a realização da revisão sistemática, foram realizadas buscas por dois pesquisadores independentes, nas bases de dados PubMed, Web of Science e Lilacs. Foram incluídos, ensaios clínicos disponíveis e em inglês, realizados em meninas e meninos com desenvolvimento típico de 2 a 5 anos de idade, com a temática de jogos e brincadeiras e excluídos os estudos com jogos e brincadeiras eletrônicas. Sete artigos foram incluídos para análise nesta revisão; desses, um estudo observou que as crianças que brincaram ao ar livre apresentam maior desempenho na agilidade, três identificaram que as crianças que vivenciaram as intervenções com o brincar livre associados às atividades orientadas com habilidades motoras fundamentais apresentaram melhor desempenho nas habilidades de manipulação e de estabilidade. Outros três estudos identificaram, que as crianças que praticaram o jogo orientado associado a atividades físicas orientadas, exibiram um melhor desempenho nas habilidades de locomoção, de manipulação e estabilidade. Por fim, concluímos que a prática de jogos orientados e brincadeiras, associados ou não à outras atividades físicas, contribuem positivamente para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42673
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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