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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42673

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Isabeli Lins-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Fátima Larissa-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:26:39Z-
dc.date.available2022-02-03T13:26:39Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.date.submitted2022-02-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42673-
dc.description.abstractOs primeiros anos de vida são considerados críticos para o desenvolvimento motor e cognitivo, pois correspondem ao período de maior plasticidade cerebral e adequação aos estímulos ambientais. Diferentes estímulos sensoriais e motores, como os jogos e brincadeiras fornecem tarefas desafiadoras, que podem influenciar o desenvolvimento de habilidades motoras, especialmente na fase da infância. O objetivo desta revisão sistemática é fornecer uma síntese de evidências a respeito das contribuições dos jogos e brincadeiras sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças de 2 a 5 anos de idade tipicamente desenvolvidas. Para a realização da revisão sistemática, foram realizadas buscas por dois pesquisadores independentes, nas bases de dados PubMed, Web of Science e Lilacs. Foram incluídos, ensaios clínicos disponíveis e em inglês, realizados em meninas e meninos com desenvolvimento típico de 2 a 5 anos de idade, com a temática de jogos e brincadeiras e excluídos os estudos com jogos e brincadeiras eletrônicas. Sete artigos foram incluídos para análise nesta revisão; desses, um estudo observou que as crianças que brincaram ao ar livre apresentam maior desempenho na agilidade, três identificaram que as crianças que vivenciaram as intervenções com o brincar livre associados às atividades orientadas com habilidades motoras fundamentais apresentaram melhor desempenho nas habilidades de manipulação e de estabilidade. Outros três estudos identificaram, que as crianças que praticaram o jogo orientado associado a atividades físicas orientadas, exibiram um melhor desempenho nas habilidades de locomoção, de manipulação e estabilidade. Por fim, concluímos que a prática de jogos orientados e brincadeiras, associados ou não à outras atividades físicas, contribuem positivamente para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de crianças.pt_BR
dc.format.extent74 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleAs contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças tipicamente desenvolvidas: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Dayana da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1184935997496377pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9pt_BR
dc.description.abstractxThe first years of life are considered critical for motor and cognitive development, as they correspond to the period of greater brain plasticity and adaptation to environmental stimuli. Different sensory and motor stimuli, such as games and play, provide challenging tasks that can influence the development of motor skills, especially in early childhood. The aim of this systematic review is to provide a synthesis of evidence regarding the contributions of games and play on the development of fundamental motor skills in typically developed 2 to 5 year old children. In order to process this systematic review, studies were identified by searching the PubMed, Web of Science, and Lilacs databases. We included clinical trials available in English, conducted on girls and boys from 2 to 5 years old typically developed with the theme of games and play. and Studies with the theme of games and electronic play were excluded. Two independent researchers completed a standardized data extraction worksheet. Seven articles were included in this review; one study observed that children who played outdoors had higher performance in agility, three identified that children who experienced free play interventions associated with activities oriented with fundamental motor skills, presented better performance in manipulation and stability motor skills. Three other studies identified that children who played oriented game associated with oriented physical activity showed better performance in locomotion, manipulation and stability skills. The practice of oriented games and play, associated or not with other physical activities, contributes positively to the development of fundamental motor skills in children.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4434769557387781pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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