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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42670

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Título: Processos de ensino-aprendizagem para o handebol nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre suas contribuições para a melhoria da lateralidade
Autor(es): SILVA, José Adriano Tavares da
Palavras-chave: Handebol para crianças; Handebol – estudo e ensino; Educação física para crianças
Data do documento: 3-Dez-2019
Abstract: O trabalho a seguir consistiu na análise e contribuição da prática do Handebol para o processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento da habilidade motora lateralidade em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental Esta revisão enfatizará um tema específico da Educação Física, o Handebol no seu contexto histórico e atual e a sua importância para os anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a lateralidade que é uma habilidade motora que ocorre durante o crescimento. A lateralidade ocorre naturalmente por meio de brincadeiras, atividades de lazer, recreação, jogos, onde se observa o domínio de um lado do corpo em relação ao plano sagital do corpo sobre o outro.O objetivo do trabaho foi analisar a contribuição da prática do Handebol para o processo de ensinoaprendizagem, através do desenvolvimento da habilidade motora lateralidade em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento metodológico consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de artigos e livros científicos. Através da realização da pesquisa, evidenciou-se que as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, praticantes do handebol obtêm melhora significativa na lateralidade. Crianças com dominância lateral completa apresentam desempenho superior no ensino aprendizado e no domínio motor, assim justificam uma relevância do desenvolvimento da lateralidade nos alunos como fator essencial. Torna-se definido que o handebol nesse processo de lateralização promove significativa assimetria e atenua essa dominância entre os lados do corpo, isso indica que cabe ao professor de educação física determinar o tempo necessário, ou quantidade de prática, para este desenvolvimento da aprendizagem motora lateralidade, pelo fato de que este desenvolvimento deve-se levar em consideração fatores, tais como as características dos aprendizes e da habilidade motora em questão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42670
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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