Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42670

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, José Adriano Tavares da-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:10:11Z-
dc.date.available2022-02-03T13:10:11Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2022-01-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42670-
dc.description.abstractO trabalho a seguir consistiu na análise e contribuição da prática do Handebol para o processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento da habilidade motora lateralidade em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental Esta revisão enfatizará um tema específico da Educação Física, o Handebol no seu contexto histórico e atual e a sua importância para os anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a lateralidade que é uma habilidade motora que ocorre durante o crescimento. A lateralidade ocorre naturalmente por meio de brincadeiras, atividades de lazer, recreação, jogos, onde se observa o domínio de um lado do corpo em relação ao plano sagital do corpo sobre o outro.O objetivo do trabaho foi analisar a contribuição da prática do Handebol para o processo de ensinoaprendizagem, através do desenvolvimento da habilidade motora lateralidade em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento metodológico consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de artigos e livros científicos. Através da realização da pesquisa, evidenciou-se que as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, praticantes do handebol obtêm melhora significativa na lateralidade. Crianças com dominância lateral completa apresentam desempenho superior no ensino aprendizado e no domínio motor, assim justificam uma relevância do desenvolvimento da lateralidade nos alunos como fator essencial. Torna-se definido que o handebol nesse processo de lateralização promove significativa assimetria e atenua essa dominância entre os lados do corpo, isso indica que cabe ao professor de educação física determinar o tempo necessário, ou quantidade de prática, para este desenvolvimento da aprendizagem motora lateralidade, pelo fato de que este desenvolvimento deve-se levar em consideração fatores, tais como as características dos aprendizes e da habilidade motora em questão.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHandebol para criançaspt_BR
dc.subjectHandebol – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.titleProcessos de ensino-aprendizagem para o handebol nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre suas contribuições para a melhoria da lateralidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2556969396491824pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe following work consisted in the analysis and contribution of the practice of Handball to the teaching-learning process through the development of the motor skills laterality in classes of the early years of elementary school. This review will emphasize a specific theme of Physical Education, Handball in its context. historical and current and its importance for the early years of elementary school and its relation to laterality which is a motor skill that occurs during growth. Laterality occurs naturally through play, leisure activities, recreation, games, where one can observe the mastery of one side of the body in relation to the sagittal plane of the body over the other. The objective of the work was to analyze the contribution of the practice of Handball. for the teachinglearning process, through the development of laterality motor skill in classes of the early years of elementary school. The methodological procedure consisted of a qualitative approach, by means of a bibliographic research, which is developed from already elaborated material, consisting of articles and scientific books. Through the research, it was shown that the children of the early years of elementary school, practitioners of handball get significant improvement in laterality. Children with complete lateral dominance present superior performance in learning and motor domain, thus justifying a relevance of the development of laterality in students as an essential factor. It becomes clear that handball in this lateralization process promotes significant asymmetry and attenuates this dominance between the sides of the body. This indicates that it is up to the physical education teacher to determine the time, or amount of practice, for this development of motor learning laterality, because this development must take into account factors such as the characteristics of the learners and the motor skill in question.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, José Adriano Tavares da (1).pdf507,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons