Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666
Compartilhe esta página
Título: | Marcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida. |
Autor(es): | SOUSA, Edson Carlos Sobral de |
Palavras-chave: | Foreground; Background; Formação de Professores de Matemática; Licenciatura |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Citação: | SOUSA, Edson Carlos Sobral de. Marcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho se debruça sobre o contexto da formação de professores de matemática no agreste pernambucano, em especial sobre os licenciandos, seus backgrounds e foregrounds. Desse modo, foi traçado o objetivo de compreender os foregrounds dos graduandos concluintes do curso de licenciatura em matemática. Para isso, foi utilizado um arcabouço teórico que discutiu a Educação Matemática Crítica e Formação de Professores de matemática no contexto nacional. O percurso metodológico partiu da premissa de uma análise qualitativa, fundamentada em um estudo exploratório com características de levantamento. Foi utilizada como ferramenta de coleta a entrevista semiestruturada direcionada aos concluintes da licenciatura em matemática. O diálogo com os sujeitos envolveu suas experiências no ensino básico enquanto estudante e professor, assim como também discutiu suas vivências no curso do qual é concluinte, além dos seus foregrounds após a conclusão da licenciatura. Os principais resultados apontaram para as alterações dos foregrounds que tiveram como principal fator a pandemia de COVID-19 e as mudanças econômicas e políticas direcionadas à educação. Sobre os atuais foregrounds, observou-se que a maioria dos licenciandos pretendem continuar na área da educação, seja atuando no ensino básico ou cursando pós-graduação a nível mestrado. É notável, também, o vínculo entre as experiências vivenciadas no curso (background) e as escolhas de área de pesquisa. Além disso, a relação professor-aluno desponta como forte marca da graduação, sejam elas positivas ou negativas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDSON TCC FINAL DEPOSITO.pdf | 276,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons