Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666

Compartilhe esta página

Título: Marcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida.
Autor(es): SOUSA, Edson Carlos Sobral de
Palavras-chave: Foreground; Background; Formação de Professores de Matemática; Licenciatura
Data do documento: 3-Dez-2021
Citação: SOUSA, Edson Carlos Sobral de. Marcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho se debruça sobre o contexto da formação de professores de matemática no agreste pernambucano, em especial sobre os licenciandos, seus backgrounds e foregrounds. Desse modo, foi traçado o objetivo de compreender os foregrounds dos graduandos concluintes do curso de licenciatura em matemática. Para isso, foi utilizado um arcabouço teórico que discutiu a Educação Matemática Crítica e Formação de Professores de matemática no contexto nacional. O percurso metodológico partiu da premissa de uma análise qualitativa, fundamentada em um estudo exploratório com características de levantamento. Foi utilizada como ferramenta de coleta a entrevista semiestruturada direcionada aos concluintes da licenciatura em matemática. O diálogo com os sujeitos envolveu suas experiências no ensino básico enquanto estudante e professor, assim como também discutiu suas vivências no curso do qual é concluinte, além dos seus foregrounds após a conclusão da licenciatura. Os principais resultados apontaram para as alterações dos foregrounds que tiveram como principal fator a pandemia de COVID-19 e as mudanças econômicas e políticas direcionadas à educação. Sobre os atuais foregrounds, observou-se que a maioria dos licenciandos pretendem continuar na área da educação, seja atuando no ensino básico ou cursando pós-graduação a nível mestrado. É notável, também, o vínculo entre as experiências vivenciadas no curso (background) e as escolhas de área de pesquisa. Além disso, a relação professor-aluno desponta como forte marca da graduação, sejam elas positivas ou negativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON TCC FINAL DEPOSITO.pdf276,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons