Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSOUSA, Edson Carlos Sobral de-
dc.date.accessioned2022-02-02T21:13:49Z-
dc.date.available2022-02-02T21:13:49Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Edson Carlos Sobral de. Marcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42666-
dc.description.abstractO presente trabalho se debruça sobre o contexto da formação de professores de matemática no agreste pernambucano, em especial sobre os licenciandos, seus backgrounds e foregrounds. Desse modo, foi traçado o objetivo de compreender os foregrounds dos graduandos concluintes do curso de licenciatura em matemática. Para isso, foi utilizado um arcabouço teórico que discutiu a Educação Matemática Crítica e Formação de Professores de matemática no contexto nacional. O percurso metodológico partiu da premissa de uma análise qualitativa, fundamentada em um estudo exploratório com características de levantamento. Foi utilizada como ferramenta de coleta a entrevista semiestruturada direcionada aos concluintes da licenciatura em matemática. O diálogo com os sujeitos envolveu suas experiências no ensino básico enquanto estudante e professor, assim como também discutiu suas vivências no curso do qual é concluinte, além dos seus foregrounds após a conclusão da licenciatura. Os principais resultados apontaram para as alterações dos foregrounds que tiveram como principal fator a pandemia de COVID-19 e as mudanças econômicas e políticas direcionadas à educação. Sobre os atuais foregrounds, observou-se que a maioria dos licenciandos pretendem continuar na área da educação, seja atuando no ensino básico ou cursando pós-graduação a nível mestrado. É notável, também, o vínculo entre as experiências vivenciadas no curso (background) e as escolhas de área de pesquisa. Além disso, a relação professor-aluno desponta como forte marca da graduação, sejam elas positivas ou negativas.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectForegroundpt_BR
dc.subjectBackgroundpt_BR
dc.subjectFormação de Professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleMarcas da formação inicial em professores de matemática: construindo o foreground de licenciandos na escola e na vida.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6271207607252360pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis paper focuses on the context of mathematics teacher education in the agreste region of Pernambuco, especially on the undergraduates, their backgrounds and foregrounds. Thus, the goal was to understand the foregrounds of undergraduate mathematics graduates. For this, a theoretical framework that discussed Critical Mathematics Education and Mathematics Teacher Education in the national context was used. The methodological path was based on the premise of a qualitative analysis, based on an exploratory study with survey characteristics. The collection tool used was a semi-structured interview directed to mathematics undergraduate students. The dialogue with the subjects involved their experiences in elementary school as students and teachers, as well as discussed, their experiences in the course of which they are graduates, in addition to their foregrounds after completing the degree. The main results pointed to the changes in the foregrounds that had as a main factor the COVID-19 pandemic and the economic and political changes directed to education. Regarding the current foregrounds, it was observed that most undergraduates intend to continue in the area of education, either working in elementary education or pursuing graduate studies at the master's level. It is also remarkable the link between the experiences in the course (background) and the choice of research area. Furthermore, the teacher-student relationship emerges as a strong mark of the undergraduate course, whether positive or negative.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-1622-6947pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON TCC FINAL DEPOSITO.pdf276,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons