Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621
Comparte esta pagina
Título : | Conceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. |
Autor : | SILVA, Rosivalda Maria da |
Palabras clave : | Simetria; Livro didático; Currículo |
Fecha de publicación : | 7-ene-2022 |
Citación : | SILVA, Rosivalda Maria da. Conceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de simetria abordado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Para isso discutimos alguns aspectos evidenciados nas situações propostas pelos livros didáticos especificamente identificando: os tipos de Simetria (reflexão, rotação, translação); as habilidades apresentadas com base nas indicações dos documentos curriculares nacionais; os contextos evidenciados e os recursos utilizados em cada situação. Foi escolhida para analise a coleção mais adotada em um município do agreste pernambucano. Foram analisadas 26 questões presentes no capítulo de simetria do livro do sétimo ano. Verificamos a presença dos três tipos de simetria nas atividades, no entanto com maior frequência a simetria de reflexão. Com relação as habilidades constatamos que as atividades priorizam o reconhecimento ou identificação de figuras simétricas ou a identificação de eixo de simetria. Vale salientar que habilidades que envolvem a construção de figuras simétricas ou a descrição e comunicação existem no livro e podem ser exploradas. Os resultados ainda apontam para a presença de recursos como malhas quadriculadas em maior frequência, assim como o contexto matemático, especificamente geométrico, o mais evidenciado. Ao fim desse trabalho apresentamos um apêndice que pode orientar professores e futuros professores na utilização do livro didático em aulas de simetria e mesmo compreendendo que o livro didático um recurso bastante presente nas aulas de matemática, é fundamental que o educador possua um olhar crítico em relação aos conteúdos que são apresentados por esse recurso. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ROSIVALDA - Final.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons