Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621

Comparte esta pagina

Título : Conceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.
Autor : SILVA, Rosivalda Maria da
Palabras clave : Simetria; Livro didático; Currículo
Fecha de publicación : 7-ene-2022
Citación : SILVA, Rosivalda Maria da. Conceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de simetria abordado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Para isso discutimos alguns aspectos evidenciados nas situações propostas pelos livros didáticos especificamente identificando: os tipos de Simetria (reflexão, rotação, translação); as habilidades apresentadas com base nas indicações dos documentos curriculares nacionais; os contextos evidenciados e os recursos utilizados em cada situação. Foi escolhida para analise a coleção mais adotada em um município do agreste pernambucano. Foram analisadas 26 questões presentes no capítulo de simetria do livro do sétimo ano. Verificamos a presença dos três tipos de simetria nas atividades, no entanto com maior frequência a simetria de reflexão. Com relação as habilidades constatamos que as atividades priorizam o reconhecimento ou identificação de figuras simétricas ou a identificação de eixo de simetria. Vale salientar que habilidades que envolvem a construção de figuras simétricas ou a descrição e comunicação existem no livro e podem ser exploradas. Os resultados ainda apontam para a presença de recursos como malhas quadriculadas em maior frequência, assim como o contexto matemático, especificamente geométrico, o mais evidenciado. Ao fim desse trabalho apresentamos um apêndice que pode orientar professores e futuros professores na utilização do livro didático em aulas de simetria e mesmo compreendendo que o livro didático um recurso bastante presente nas aulas de matemática, é fundamental que o educador possua um olhar crítico em relação aos conteúdos que são apresentados por esse recurso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ROSIVALDA - Final.pdf2,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons