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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Rosivalda Maria da-
dc.date.accessioned2022-02-01T15:44:18Z-
dc.date.available2022-02-01T15:44:18Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Rosivalda Maria da. Conceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42621-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de simetria abordado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Para isso discutimos alguns aspectos evidenciados nas situações propostas pelos livros didáticos especificamente identificando: os tipos de Simetria (reflexão, rotação, translação); as habilidades apresentadas com base nas indicações dos documentos curriculares nacionais; os contextos evidenciados e os recursos utilizados em cada situação. Foi escolhida para analise a coleção mais adotada em um município do agreste pernambucano. Foram analisadas 26 questões presentes no capítulo de simetria do livro do sétimo ano. Verificamos a presença dos três tipos de simetria nas atividades, no entanto com maior frequência a simetria de reflexão. Com relação as habilidades constatamos que as atividades priorizam o reconhecimento ou identificação de figuras simétricas ou a identificação de eixo de simetria. Vale salientar que habilidades que envolvem a construção de figuras simétricas ou a descrição e comunicação existem no livro e podem ser exploradas. Os resultados ainda apontam para a presença de recursos como malhas quadriculadas em maior frequência, assim como o contexto matemático, especificamente geométrico, o mais evidenciado. Ao fim desse trabalho apresentamos um apêndice que pode orientar professores e futuros professores na utilização do livro didático em aulas de simetria e mesmo compreendendo que o livro didático um recurso bastante presente nas aulas de matemática, é fundamental que o educador possua um olhar crítico em relação aos conteúdos que são apresentados por esse recurso.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimetriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleConceito de simetria apresentado em uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5512959945715164pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the concept of symmetry addressed in a collection of textbooks from the final years of elementary school. For this, we discuss some aspects evidenced in the situations proposed by the textbooks, specifically identifying: the types of Symmetry (reflection, rotation, translation); the skills presented based on the indications of the national curriculum documents; the highlighted contexts and the resources used in each situation. It was chosen to analyze the most adopted collection in a municipality in the countryside of Pernambuco. Twenty-six questions from the symmetry chapter of the seventh-grade book were analyzed. We verified the presence of the three types of symmetry in the activities, however, reflection symmetry was more frequent. Regarding the skills, we found that the activities prioritize the recognition or identification of symmetrical figures or the identification of the axis of symmetry. It is worth noting that skills involving the construction of symmetrical figures or description and communication exist in the book and can be explored. The results also point to the presence of features such as checkered meshes more frequently, as well as the mathematical context, specifically geometric, the most evident. At the end of this work, we present an appendix that can guide teachers and future teachers in the use of the textbook in symmetry classes and even understanding that the textbook is a very present resource in mathematics classes, it is essential that the educator has a critical look at to the contents that are presented by this resource.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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