Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42620

Compartilhe esta página

Título: O erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática: o que revela a prática docente?
Autor(es): MENEZES, Iris Daniele de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Erro; Aprendizagem - Avaliação
Data do documento: 25-Jun-2018
Citação: MENEZES, Iris Daniele. O erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática: o que revela a prática docente? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Este estudo se propôs a discutir as inter-relações entre o erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática, tendo como foco a prática docente das séries finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, buscou-se conhecer quais as concepções de erro e avaliação da aprendizagem que norteiam as práticas avaliativas dos docentes que lecionam matemática, a fim de compreender como essa visão se revela e ainda como influencia o aprendizado dos conteúdos matemáticos em sala de aula. Para tanto, nos embasamos nos estudos de La Torre (2007), Luckesi (1995), Libâneo (2004), Aquino (1997), dentre outros, buscando abarcar os principais aspectos referentes à discussão. O caminho metodológico da pesquisa contou com o uso do questionário, como técnica de produção das informações. Visando alcançar os objetivos propostos, optamos por realizar um estudo de cunho qualitativo, pois através deste enfoque podemos compreender de forma dinâmica os aspectos sociais referentes à problemática assumida neste estudo. Os resultados da pesquisa revelaram que a avaliação da aprendizagem e, por conseguinte, o erro, ainda são conduzidos por uma concepção tradicionalista e classificatória do processo de aprendizagem, porém, constata-se o surgimento de novas práticas avaliativas de cunho formativo, ainda que os sinais sejam sutis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42620
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEZES, Iris Daniele de.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons