Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42620
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Iris Daniele de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T13:51:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T13:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Iris Daniele. O erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática: o que revela a prática docente? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42620 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se propôs a discutir as inter-relações entre o erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática, tendo como foco a prática docente das séries finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, buscou-se conhecer quais as concepções de erro e avaliação da aprendizagem que norteiam as práticas avaliativas dos docentes que lecionam matemática, a fim de compreender como essa visão se revela e ainda como influencia o aprendizado dos conteúdos matemáticos em sala de aula. Para tanto, nos embasamos nos estudos de La Torre (2007), Luckesi (1995), Libâneo (2004), Aquino (1997), dentre outros, buscando abarcar os principais aspectos referentes à discussão. O caminho metodológico da pesquisa contou com o uso do questionário, como técnica de produção das informações. Visando alcançar os objetivos propostos, optamos por realizar um estudo de cunho qualitativo, pois através deste enfoque podemos compreender de forma dinâmica os aspectos sociais referentes à problemática assumida neste estudo. Os resultados da pesquisa revelaram que a avaliação da aprendizagem e, por conseguinte, o erro, ainda são conduzidos por uma concepção tradicionalista e classificatória do processo de aprendizagem, porém, constata-se o surgimento de novas práticas avaliativas de cunho formativo, ainda que os sinais sejam sutis. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.title | O erro e a avaliação da aprendizagem nas aulas de matemática: o que revela a prática docente? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1584319626647556 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to discuss the interrelationships between error and the assessment of learning in mathematics classes, focusing on the teaching practice of the final series of elementary school. In this sense, we sought to know which conceptions of error and evaluation of learning that guide the evaluation practices of teachers who teach mathematics, in order to understand how this vision is revealed and how it influences the learning of mathematical contents in the classroom . For that, we are based on the studies of La Torre (2007), Luckesi (1995), Libâneo (2004), Aquino (1997), among others, seeking to cover the main aspects related to the discussion. The methodological path of the research relied on the use of the questionnaire as a technique for producing information. In order to reach the proposed objectives, we chose to carry out a qualitative study, because through this approach we can dynamically understand the social aspects related to the problem assumed in this study. The results of the research revealed that the evaluation of learning and, therefore, error, is still driven by a traditionalist and classificatory conception of the learning process, however, it is observed the emergence of new formative evaluative practices, although these signs are subtle. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEZES, Iris Daniele de.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons