Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618
Comparte esta pagina
Título : | Ensino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental. |
Autor : | SANTOS, Micaela Maria dos |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Surdos - Educação; Educação especial; Inclusão escolar; Prática de ensino; Frações |
Fecha de publicación : | 14-dic-2018 |
Citación : | SANTOS, Micaela Maria dos. Ensino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da utilização de Material Manipulável para o ensino de fração a alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Caruaru, como método de ensino e aprendizagem. Com isso analisamos as principais dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do conteúdo e se existiu alguma interação do professor com o aluno. Faremos um estudo sobre os desafios para inclusão e escolarização desses alunos. Além, de buscar trabalhos que discutem a importância da inclusão e dos materiais manipuláveis (CARVALHO, 2004; FALCÃO, 2015; FIORENTINI; MIORIM, 1990; LIMA, 2015; LORENZATO, 2006; SKLIAR, 2010). A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (MORAES, 2003), definimos como instrumento de coleta de dados a observação durante as atividades de sala de aula, entrevistas questionário com docentes e alunos da turma que será definida a partir de critérios como ter na sala de aula aluno surdo incluindo em turma de professor que, também, tenha a formação em licenciatura em matemática, ou que estejam nos últimos anos da sua formação inicial. Acreditamos que o professor precisa refletir sobre a prática docente e buscar novos métodos de ensino para tornar esses alunos com surdez mais incluídos pois a construção do processo de ensino e aprendizagem se dá em sua sala de aula, a partir da interação professor e aluno. Assim, nos desafiamos propor e apresentar o Material Manipulável como uma das principais ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizado dos alunos com surdez. Com a pesquisa qualitativa tivemos a oportunidade de observar, aplicar um questionário com os professores e intérpretes, onde identificamos que existe a interação do professor com o aluno e vice-versa. Assim como através do pré-teste e do pós-teste analisamos que os alunos sentem uma grande dificuldade em aprender o conceito de frações e suas operações básicas, dessa forma o Material contribuiu de forma significativa para a compreensão do conteúdo de frações. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Micaela Maria dos.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons