Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSANTOS, Micaela Maria dos-
dc.date.accessioned2022-02-01T13:50:41Z-
dc.date.available2022-02-01T13:50:41Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2022-01-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Micaela Maria dos. Ensino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da utilização de Material Manipulável para o ensino de fração a alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Caruaru, como método de ensino e aprendizagem. Com isso analisamos as principais dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do conteúdo e se existiu alguma interação do professor com o aluno. Faremos um estudo sobre os desafios para inclusão e escolarização desses alunos. Além, de buscar trabalhos que discutem a importância da inclusão e dos materiais manipuláveis (CARVALHO, 2004; FALCÃO, 2015; FIORENTINI; MIORIM, 1990; LIMA, 2015; LORENZATO, 2006; SKLIAR, 2010). A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (MORAES, 2003), definimos como instrumento de coleta de dados a observação durante as atividades de sala de aula, entrevistas questionário com docentes e alunos da turma que será definida a partir de critérios como ter na sala de aula aluno surdo incluindo em turma de professor que, também, tenha a formação em licenciatura em matemática, ou que estejam nos últimos anos da sua formação inicial. Acreditamos que o professor precisa refletir sobre a prática docente e buscar novos métodos de ensino para tornar esses alunos com surdez mais incluídos pois a construção do processo de ensino e aprendizagem se dá em sua sala de aula, a partir da interação professor e aluno. Assim, nos desafiamos propor e apresentar o Material Manipulável como uma das principais ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizado dos alunos com surdez. Com a pesquisa qualitativa tivemos a oportunidade de observar, aplicar um questionário com os professores e intérpretes, onde identificamos que existe a interação do professor com o aluno e vice-versa. Assim como através do pré-teste e do pós-teste analisamos que os alunos sentem uma grande dificuldade em aprender o conceito de frações e suas operações básicas, dessa forma o Material contribuiu de forma significativa para a compreensão do conteúdo de frações.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.titleEnsino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Jefferson da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3449085886075379pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the contributions of the use of Manipulable Material for the teaching of fraction to deaf students in the final years of elementary education of the municipal network of Caruaru, as teaching and learning method. With this we will analyze the main difficulties encountered by the students in understanding the content and if there was any interaction between the teacher and the student. We will do a study about the challenges for inclusion and schooling of these students, in addition to searching for papers that discuss the importance of inclusion and manipulative materials (CARVALHO, 2004, FALCÃO, 2015, FIORENTINI, MIORIM, 1990, LORENZATO, 2006; SKLIAR, 2010). Based on a qualitative research approach (MORAES, 2003), we defined observation as a data collection tool during classroom activities, interview with teachers and students of the class that will be defined based on criteria such as having in the classroom a deaf student class including a teacher's class who also has undergraduate degrees in mathematics or who are in the last years of their initial training. We believe that the teacher needs to reflect on the teaching practice and seek new teaching methods to make these students with deafness more included because the construction of the teaching and learning process takes place in their classroom, from the interaction teacher and student. Thus, we challenge ourselves to propose and present the manipulated material as one of the main tools to aid in the teaching and learning of students with deafness.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9935399796402915pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Micaela Maria dos.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons