Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Micaela Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T13:50:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T13:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Micaela Maria dos. Ensino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42618 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da utilização de Material Manipulável para o ensino de fração a alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Caruaru, como método de ensino e aprendizagem. Com isso analisamos as principais dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do conteúdo e se existiu alguma interação do professor com o aluno. Faremos um estudo sobre os desafios para inclusão e escolarização desses alunos. Além, de buscar trabalhos que discutem a importância da inclusão e dos materiais manipuláveis (CARVALHO, 2004; FALCÃO, 2015; FIORENTINI; MIORIM, 1990; LIMA, 2015; LORENZATO, 2006; SKLIAR, 2010). A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (MORAES, 2003), definimos como instrumento de coleta de dados a observação durante as atividades de sala de aula, entrevistas questionário com docentes e alunos da turma que será definida a partir de critérios como ter na sala de aula aluno surdo incluindo em turma de professor que, também, tenha a formação em licenciatura em matemática, ou que estejam nos últimos anos da sua formação inicial. Acreditamos que o professor precisa refletir sobre a prática docente e buscar novos métodos de ensino para tornar esses alunos com surdez mais incluídos pois a construção do processo de ensino e aprendizagem se dá em sua sala de aula, a partir da interação professor e aluno. Assim, nos desafiamos propor e apresentar o Material Manipulável como uma das principais ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizado dos alunos com surdez. Com a pesquisa qualitativa tivemos a oportunidade de observar, aplicar um questionário com os professores e intérpretes, onde identificamos que existe a interação do professor com o aluno e vice-versa. Assim como através do pré-teste e do pós-teste analisamos que os alunos sentem uma grande dificuldade em aprender o conceito de frações e suas operações básicas, dessa forma o Material contribuiu de forma significativa para a compreensão do conteúdo de frações. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática para alunos surdos e a utilização do manipulável frac-soma para o aprendizado de frações nos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, José Jefferson da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3449085886075379 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the contributions of the use of Manipulable Material for the teaching of fraction to deaf students in the final years of elementary education of the municipal network of Caruaru, as teaching and learning method. With this we will analyze the main difficulties encountered by the students in understanding the content and if there was any interaction between the teacher and the student. We will do a study about the challenges for inclusion and schooling of these students, in addition to searching for papers that discuss the importance of inclusion and manipulative materials (CARVALHO, 2004, FALCÃO, 2015, FIORENTINI, MIORIM, 1990, LORENZATO, 2006; SKLIAR, 2010). Based on a qualitative research approach (MORAES, 2003), we defined observation as a data collection tool during classroom activities, interview with teachers and students of the class that will be defined based on criteria such as having in the classroom a deaf student class including a teacher's class who also has undergraduate degrees in mathematics or who are in the last years of their initial training. We believe that the teacher needs to reflect on the teaching practice and seek new teaching methods to make these students with deafness more included because the construction of the teaching and learning process takes place in their classroom, from the interaction teacher and student. Thus, we challenge ourselves to propose and present the manipulated material as one of the main tools to aid in the teaching and learning of students with deafness. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9935399796402915 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Micaela Maria dos.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons