Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617

Compartilhe esta página

Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática.
Autor(es): MENDES, José Joelmir
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Tecnologia da informação; Tecnologia educacional
Data do documento: 28-Jun-2018
Citação: MENDES, José Joelmir. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Muitos professores hoje em dia sentem dificuldade em adaptar-se ao novo, e principalmente no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sendo assim, estes profissionais em sua prática, permanecem recorrendo a recursos didáticos como livro, quadro e giz. Isso decorre do receio sobre a tecnologia e seus avanços ou pela falta de formação específica para que possam compreender a utilização de seus recursos. Um ponto negativo dessa falta da inserção é que atualmente os estudantes estão conectados com o mundo por meio da tecnologia e têm conhecimento de seu funcionamento, e a escola como um grupo de convivência que está inserido no meio social e que tem o papel de formar cidadãos críticos e aptos para viver em sociedade, por muitas vezes, não acompanha esse processo, nem muito menos, auxilia os estudantes a encontrarem estratégias de estudo no mundo da informação. Diante desse contexto, temos como objetivo analisar as contribuições de um software emulador e de dois aplicativos como ferramentas didáticas para o ensino de Matemática. Participaram desse estudo um professor de Matemática do ensino fundamental, 9 estudantes do ensino fundamental e 12 licenciandos em matemática. Para tanto, apresentamos o software e os aplicativos aos participantes da pesquisa e investigamos a visão deles acerca da tecnologia na sala de aula, a partir de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo evidenciaram implicações positivas na reflexão da prática docente do professor e licenciandos, e na aprendizagem dos alunos. Os participantes afirmaram que os artefatos tecnológicos podem ser utilizados como ferramentas importantes no ensino e aprendizagem da matemática, destacando como principais contributos a ludicidade, a aprendizagem prazerosa, o fato de não necessitar de Internet e o uso do celular para fins educativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES, José Joelmir.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons