Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | MENDES, José Joelmir | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T19:54:07Z | - |
dc.date.available | 2022-01-31T19:54:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, José Joelmir. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617 | - |
dc.description.abstract | Muitos professores hoje em dia sentem dificuldade em adaptar-se ao novo, e principalmente no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sendo assim, estes profissionais em sua prática, permanecem recorrendo a recursos didáticos como livro, quadro e giz. Isso decorre do receio sobre a tecnologia e seus avanços ou pela falta de formação específica para que possam compreender a utilização de seus recursos. Um ponto negativo dessa falta da inserção é que atualmente os estudantes estão conectados com o mundo por meio da tecnologia e têm conhecimento de seu funcionamento, e a escola como um grupo de convivência que está inserido no meio social e que tem o papel de formar cidadãos críticos e aptos para viver em sociedade, por muitas vezes, não acompanha esse processo, nem muito menos, auxilia os estudantes a encontrarem estratégias de estudo no mundo da informação. Diante desse contexto, temos como objetivo analisar as contribuições de um software emulador e de dois aplicativos como ferramentas didáticas para o ensino de Matemática. Participaram desse estudo um professor de Matemática do ensino fundamental, 9 estudantes do ensino fundamental e 12 licenciandos em matemática. Para tanto, apresentamos o software e os aplicativos aos participantes da pesquisa e investigamos a visão deles acerca da tecnologia na sala de aula, a partir de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo evidenciaram implicações positivas na reflexão da prática docente do professor e licenciandos, e na aprendizagem dos alunos. Os participantes afirmaram que os artefatos tecnológicos podem ser utilizados como ferramentas importantes no ensino e aprendizagem da matemática, destacando como principais contributos a ludicidade, a aprendizagem prazerosa, o fato de não necessitar de Internet e o uso do celular para fins educativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 85p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6343773818414522 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Many teachers nowadays find it difficult to adapt to the new, and especially in what concerns the use of information and communication technologies, thus, these professionals in their practice, continue to resort to didactic resources like book, chalk and chalk. This stems from fears about technology and its advances or the lack of specific training so that they can understand the use of their resources. A negative aspect of this lack of integration is that currently the students are connected to the world through technology and are aware of its functioning, and the school as a coexistence group that is inserted in the social environment and has the role of forming citizens critical and apt to live in society, often does not follow this process, much less helps students to find strategies of study in the world of information. In this context, we aim to analyze the contributions of emulator software and two applications as teaching tools for teaching mathematics. This study included a teacher of mathematics in elementary education, 9 students of elementary school and 12 graduates in mathematics. To do so, we present the software and applications to the research participants and investigate their view of technology in the classroom, from questionnaires and semi-structured interviews. The results of the study showed positive implications in the reflection of the teaching practice of teachers and graduates, and in the students' learning. Participants stated that technological artifacts can be used as important tools in teaching and learning mathematics, highlighting as main contributions to playfulness, pleasurable learning, the fact that they do not need the Internet and the use of the cell phone for educational purposes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES, José Joelmir.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons