Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorMENDES, José Joelmir-
dc.date.accessioned2022-01-31T19:54:07Z-
dc.date.available2022-01-31T19:54:07Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.date.submitted2022-01-31-
dc.identifier.citationMENDES, José Joelmir. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617-
dc.description.abstractMuitos professores hoje em dia sentem dificuldade em adaptar-se ao novo, e principalmente no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sendo assim, estes profissionais em sua prática, permanecem recorrendo a recursos didáticos como livro, quadro e giz. Isso decorre do receio sobre a tecnologia e seus avanços ou pela falta de formação específica para que possam compreender a utilização de seus recursos. Um ponto negativo dessa falta da inserção é que atualmente os estudantes estão conectados com o mundo por meio da tecnologia e têm conhecimento de seu funcionamento, e a escola como um grupo de convivência que está inserido no meio social e que tem o papel de formar cidadãos críticos e aptos para viver em sociedade, por muitas vezes, não acompanha esse processo, nem muito menos, auxilia os estudantes a encontrarem estratégias de estudo no mundo da informação. Diante desse contexto, temos como objetivo analisar as contribuições de um software emulador e de dois aplicativos como ferramentas didáticas para o ensino de Matemática. Participaram desse estudo um professor de Matemática do ensino fundamental, 9 estudantes do ensino fundamental e 12 licenciandos em matemática. Para tanto, apresentamos o software e os aplicativos aos participantes da pesquisa e investigamos a visão deles acerca da tecnologia na sala de aula, a partir de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo evidenciaram implicações positivas na reflexão da prática docente do professor e licenciandos, e na aprendizagem dos alunos. Os participantes afirmaram que os artefatos tecnológicos podem ser utilizados como ferramentas importantes no ensino e aprendizagem da matemática, destacando como principais contributos a ludicidade, a aprendizagem prazerosa, o fato de não necessitar de Internet e o uso do celular para fins educativos.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleTecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6343773818414522pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxMany teachers nowadays find it difficult to adapt to the new, and especially in what concerns the use of information and communication technologies, thus, these professionals in their practice, continue to resort to didactic resources like book, chalk and chalk. This stems from fears about technology and its advances or the lack of specific training so that they can understand the use of their resources. A negative aspect of this lack of integration is that currently the students are connected to the world through technology and are aware of its functioning, and the school as a coexistence group that is inserted in the social environment and has the role of forming citizens critical and apt to live in society, often does not follow this process, much less helps students to find strategies of study in the world of information. In this context, we aim to analyze the contributions of emulator software and two applications as teaching tools for teaching mathematics. This study included a teacher of mathematics in elementary education, 9 students of elementary school and 12 graduates in mathematics. To do so, we present the software and applications to the research participants and investigate their view of technology in the classroom, from questionnaires and semi-structured interviews. The results of the study showed positive implications in the reflection of the teaching practice of teachers and graduates, and in the students' learning. Participants stated that technological artifacts can be used as important tools in teaching and learning mathematics, highlighting as main contributions to playfulness, pleasurable learning, the fact that they do not need the Internet and the use of the cell phone for educational purposes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MENDES, José Joelmir.pdf1,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons